Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares

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Descrição

Atualmente, um dos temas mais discutido no ambiente escolar é a indisciplina, a violência e os conflitos escolares uma vez que, nos últimos anos do século XX, tem-se observado um enorme aumento da agressividade, revolta e de comportamentos inadequados nas escolas.
A indisciplina e a violência são, por isso, motivo de grande preocupação em toda a comunidade escolar que continua a questionar as suas causas e procura novas soluções.
A mediação surge assim como um instrumento de solução para administrar esses conflitos. Mediar essa situação consiste em contribuir para o alcance da paz dentro das instituições de ensino, bem como auxiliar no processo de educação das crianças e dos adolescentes, pautando-se em valores como a tolerância, a solidariedade e o respeito ao próximo.
Com esta Especialização Avançada pretende-se sensibilizar os formandos para a importância da mediação em contexto escolar, através da promoção de competências básicas de resolução de conflitos junto de todos os agentes educativos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se que os formandos adquiram os conhecimentos necessários para desenvolverem e a implementarem programas de mediação de conflitos escolares.


Módulo I – Psicologia do Conflito
Definição de Conflito
Origem do Conflito
Tipos de Conflitos
Respostas/posturas face ao conflito

Módulo II – Negociação Cooperativa e Resolução de Conflitos Escolares
Noção de Negociação
Estilos de Negociação dos Conflitos Escolares
Negociação de Conflitos Escolares Enquanto Processo

Módulo III – Mediação em Conflitos Escolares
Conceito/Funções/Características de Mediação Escolar
Crenças sobre o conflito escolar
Fases e Processo de Mediação Escolar
Mediador Escolar
Mediação Escolar entre Pares

Módulo IV – Técnicas de Mediação Escolar
Tipologia e análise do conflito
Escuta Ativa
Parafraseio e o reenquadre
Rapport
Reconhecimento e a expressão de emoções
Posições percetivas
Tipologia de perguntas
Aplicação da Linguagem do Eu

Módulo V – Prevenção na Mediação Escolar
Prevenção Primária
Prevenção Secundária
Prevenção Terciária

Módulo VI – Programas e Experiências de Mediação Escolar
Gabinete de Mediação Escolar
Formação de alunos em mediação
Mediação realizada por adultos
Mediação realizada por alunos
Objetivos dos programas de Educação para resolução de conflito

Módulo VII – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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