Especialização Avançada em Doenças Degenerativas e Desmielinizantes

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Descrição

Com o aumento da esperança de vida e o controlo da natalidade, o envelhecimento populacional tornou-se um problema relevante, arrastando consigo uma maior prevalência de doenças crónico-degenerativas.
A prevalência de demência duplica a cada 5 anos após os 60 anos, resultando em aumento exponencial com a idade. São inúmeras as causas de demência, cujo diagnóstico concreto depende do conhecimento das diferentes manifestações clínicas e de uma série específica e obrigatória de exames complementares.
Esta Especialização Avançada pretende dotar os formandos de conhecimentos gerais sobre as principais demências, nomeadamente, identificação, avaliação e tratamento, promovendo a capacidade de aplicar estes mesmos conhecimentos a situações específicas. Pretende-se também que os formandos desenvolvam competências para optar quais os diagnósticos específicos e os planos de tratamento mais adequados a cada problemática.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta Especialização Avançada visa dotar os formandos de conhecimentos gerais sobre as principais demências, nomeadamente, identificação, avaliação e tratamento, promovendo a capacidade de aplicar estes mesmos conhecimentos a situações específicas. Pretende-se também que os formandos desenvolvam competências para optar quais os diagnósticos específicos e os planos de tratamento mais adequados a cada problemática.


Módulo I – Envelhecimento Normal vs. Patológico
Envelhecimento e Velhice
O Processo de Envelhecimento
Teoria de Envelhecimento
Envelhecimento Bem-Sucedido

Módulo II – Demências
Definição de Demência
Critérios de Diagnóstico
Prevalência e Etiologia
Subtipos de PNC
Diagnóstico Diferencial
Critérios de Diagnóstico da Perturbação Neurocognitiva Major ou Ligeira Devida a Doença de Alzheimer
Os Estágios da Doença de Alzheimer
Diagnóstico de Demência na Doença de Alzheimer
Diagnóstico da Doença de Alzheimer na Fase Demencial
Métodos de Imagiologia Cerebral
Diagnóstico Diferencial da Doença de Alzheimer
Perfil Neuropsicológico do Doente de Alzheimer
Tratamentos Medicamentosos e Não-Medicamentosos

Módulo III – Perturbação Neurocognitiva Major ou Ligeira Devida a Doença de Alzheimer
Definição de Demência e Alzheimer
Prevalência e Incidência
Fatores de Risco e de Proteção da Doença de Alzheimer
Critérios de Diagnóstico da doença de Alzheimer
Os Estágios da Doença de Alzheimer
Diagnóstico
Métodos de Imagiologia Cerebral
Diferentes Possibilidades de Diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Perfil Neuropsicológico do Doente de Alzheimer
Tratamento

Módulo IV – Perturbação Neurocognitiva Frontotemporal Major ou Ligeira
Definição
Epidemiologia
Critérios de Diagnóstico
Avaliação
Diagnóstico Diferencial
Tratamento

Módulo V – Perturbação Neurocognitiva Major ou Ligeira Devida a Doença de Huntington
Definição
História
Epidemiologia
Fisiopatologia
Manifestações Clinicas
Diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Tratamento

Módulo VI – Perturbação Neurocognitiva Major ou Ligeira Devida a Doença de Parkinson
Definição de Doença de Parkinson
Evolução Histórica
Epidemiologia e Etiologia
Sinais e Sintomas na Doença de Parkinson
Diagnóstico e Diagnóstico Diferencial
Comorbilidades
Estágios da Doença de Parkinson
Tratamento

Módulo VII – Perturbação Neurocognitiva Major ou Ligeira Com Corpos de Lewy
Enquadramento Histórico
Epidemiologia
Causas e Sintomas Associados
Fatores de Risco e de Prognóstico
Prevalência
Critérios Clínicos de Diagnóstico
Critérios de Diagnóstico segundo o DSM-5
Diagnóstico Diferencial
Tratamento Farmacológico e não Farmacológico
Diferenciação com Alzheimer e Parkinson

Módulo VIII – Doenças Desmielinizantes
Esclerose Múltipla
Neurite Ótica
Adrenoleucodistrofia
Doença de Charcot-Marie-Tooth
Mielinólise Pontina Central
Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva

Módulo IX – Casos Clínicos

Módulo X – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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