Especialização Avançada em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

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Descrição

Avaliar psicologicamente um adolescente ou, pior ainda, uma criança, traz uma responsabilidade acrescida, a terapeutas e profissionais de saúde mental, porque se trata, num e noutro caso, de indivíduos em processo de formação, com comportamentos e reacções por vezes inconsistentes e indeléveis. Nestas faixas etárias é de uma importância primordial o diagnóstico precoce de uma qualquer patologia, tendo em conta que, quanto mais cedo se inicia a intervenção psicológica, mais probabilidades de sucesso ela pode atingir.
Esta Especialização Avançada irá permitir a psicólogos e estudantes a frequentar o último ano de Mestrado Integrado em Psicologia aprofundar conhecimentos sobre as diversas perturbações psicopatológicas da criança e do adolescente e conhecer meios de diagnóstico fiáveis e, para cada caso e atendendo, sobretudo, à idade e ao registo de maturidade da criança ou do adolescente que temos à nossa frente.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta Especialização Avançada vai permitir aos formandos aprofundar, numa perspetiva prática, conhecimentos sobre as várias perturbações psicopatológicas das crianças e dos adolescentes, dar-lhes competências para fazerem uma avaliação psicológica e respetivo diagnóstico e, por fim, mostrar-lhes quais as técnicas de intervenção e o acompanhamento psicológico adequado.


Módulo I – Psicoterapia da Criança e do Adolescente

Terapia Cognitivo-Comportamental
Evolução Histórica
A Teoria e a Prática da TCC
Avaliação e Conceptualização Comportamental e Cognitiva
Manuais Terapêuticos

Ludoterapia
O Brincar e a sua Importância
História e Evolução da Ludoterapia
Ludoterapia Centrada na Criança (não-diretiva)
O Ludoterapeuta
A Sala e a Mala de Ludoterapia
A Relação Ludoterapêutica
Limites na Ludoterapia
Apresentação de Casos Práticos

Módulo II – Psicopatologia Infantil e da Adolescência
Psicopatologia do Desenvolvimento
Perturbações Psicológicas Mais Comuns em Crianças e Adolescentes
. Perturbações da Incorporação Oral
. Perturbações da Expressão Motora
. Perturbações do Sono
. Espasmo do Sono
. Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
. Dificuldades de Aprendizagem Específicas
. Perturbações do Espectro do Autismo
. Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice de Atenção
. Perturbações de Ansiedade e Perturbação de Stress Pós-Traumático
. Perturbações do Comportamento Alimentar
. Perturbações da Eliminação

Módulo III – Testes e Questionários de Avaliação Psicológica
Avaliação da Personalidade
Modelo Multiaxial de Achenbach
Instrumentos de Autorrelato para Problemas de Internalização em Crianças e Adolescentes
Avaliação da Inteligência
Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
Entrevista Clínica
Formulação de Caso Cognitivo-Comportamental

Módulo IV – Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes
Avaliação e Intervenção na PDI
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Perturbações do Espetro do Autismo
Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice da Atenção
Perturbações de Ansiedade
Perturbações da Alimentação e da Ingestão
Perturbação de Eliminação
O Luto
Comportamento Suicida na Adolescência

Módulo V – Contextos e Situações de Trauma ou Crise
Crianças em Risco – Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e Abuso Sexual
Funcionamento do Contexto Familiar e a sua Influência no Desenvolvimento e Saúde Psicológica de Crianças e Adolescentes

Módulo VI – Perspetiva Histórica e Evolução do Quadro Normativo da Educação Especial
Refletindo sobre a Educação
Conceito de Educação
História da Educação Especial
Normalização e Integração
Decreto-Lei 319/91
Declaração de Salamanca
Decreto-Lei N.º 3/2008
Inclusão
Decreto-Lei N.º 54/2018
Perturbações Frequentes
. Dificuldades de Aprendizagem Específicas
. Problemas de Comunicação
. Deficiência Mental
. Multideficiência
. Deficiência Auditiva
. Problemas Motores
. Perturbações do Espectro do Autismo

Módulo VII – Educação Inclusiva
Considerações Gerais do Decreto-Lei N.º 54/2018
Objeto e Âmbito
Definições
Princípios Orientadores
Participação dos Pais ou Encarregados de Educação
Abordagem Multinível em Educação
Desenho Universal para a Aprendizagem
Adaptações ao Processo de Avaliação
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
. Medidas Universais
. Medidas Seletivas
. Medidas Adicionais
Mobilização de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
. Relatório Técnico-Pedagógico
. Programa Educativo Individual (PEI)
. Plano Individual de Transição (PIT)
Avaliação, Progressão e Certificação das Aprendizagens
. Progressão
. Certificação
Regime de Transição para Alunos com a Extinta Medida Currículo Específico Individual
Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Classificação Internacional de Funcionalidade

Módulo VIII – Orientação Vocacional e Profissional
Definição de Orientação Vocacional
Modelos Teóricos de Orientação Vocacional
A Orientação Vocacional em Portugal
Processo de Orientação Vocacional
Avaliação Psicológica e Entrevista no Contexto de Orientação Vocacional
Instrumentos e Testes Usados em Orientação Vocacional/Profissional
Relatório de Orientação Vocacional
Exemplo de um Programa de Orientação Vocacional

Módulo IX – Relatórios Psicológicos
Elaboração de Relatórios Psicológicos
Relatório Psicológico Forense
Exemplos de Relatórios Psicológicos de Avaliação e de Acompanhamento

Módulo X – Estudo e Discussão de Casos Clínicos

Módulo XI – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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