Elaboração de Projetos Sociais

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Descrição

No contexto das sociedades atuais a reflexão sobre o que fazemos e a forma como o fazemos fica por vezes esquecida. É neste sentido que se torna imprescindível adotarmos uma postura organizada e ponderada sobre as mais simples tarefas e atividades, que nos são necessárias implementar nos mais variados contextos e realidades.
Toda a atividade humana deve ser planeada para que se possam atingir os respetivos fins com maior celeridade e satisfação. No que diz respeito a intervenções de índole social, é fundamental que os profissionais e técnicos das várias áreas, adquiram competências ao nível do saber e saber-fazer. O objetivo é dotá-los de ferramentas, que lhes possibilitem atuações organizadas e coerentes, para que sejam capazes de atingir as metas a que se propõem com sucesso, respondendo de forma positiva aos problemas e necessidades das populações.
A elaboração de projetos sociais nasce assim, como consequência do desejo de melhorar a realidade onde estamos inseridos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Reconhecer o trabalho de projeto como um instrumento orientado para a resolução de problemas sociais.
• Adquirir competências ao nível do saber e do saber-fazer relativas à construção de projetos sociais.


Módulo I – O Conceito de Projeto Social e a sua Importância nas Sociedades de Hoje
Módulo II – As Fases/Etapas de um Projeto de Intervenção Social
Módulo III – Fase de Diagnóstico
Módulo IV – Fase de Planificação
Módulo V – Fase de Execução
Módulo VI – Fase de Avaliação
Módulo VII – Relatório Final



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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