Educação Inclusiva

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Descrição

Uma dos desafios que se impõe atualmente a toda a comunidade educativa é a concretização de uma escola inclusiva, onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontrem respostas que lhes permitam a aquisição de um nível de educação e de formação facilitadoras da sua plena inclusão social.
Este compromisso com a educação inclusiva, que procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, está patente no recente Decreto-Lei nº 54/2018 que assegura o aumento da participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar.
O presente curso visa capacitar todos os profissionais da educação de conhecimentos teórico-empíricos e de competências técnicas, subjacentes ao novo quadro legal para a educação inclusiva, para a operacionalização de práticas e de estratégias promotoras de inclusão, nos diferentes níveis de ensino.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso promove o desenvolvimento de competências que permitem capacitar os profissionais de educação no âmbito da operacionalização em sala de aula dos princípios do novo enquadramento legal da educação inclusiva, bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.


Módulo I – Enquadramento Teórico
A educação especial em Portugal
Declaração de Salamanca: da integração à inclusão
Objetivos da educação inclusiva
Educação inclusiva vs. educação especial

Módulo II – Regime Jurídico da Educação Inclusiva
Evolução dos modelos normativos em Portugal
Decreto-Lei n.º 54/2018
Mudanças significativas em comparação com o Decreto-Lei 3/2008

Módulo III – Operacionalização da Educação Inclusiva
Princípios orientadores
Participação dos pais ou encarregados de educação
Abordagem multinível em educação
Desenho universal para a aprendizagem
Adaptações ao processo de avaliação

Módulo IV – Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Níveis de intervenção
Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

Módulo V – Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão
Recursos específicos
Recursos organizacionais
. Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
. Centros de apoio à aprendizagem
. Escolas de referência no domínio da visão
. Escolas de referência para a educação bilingue
. Escolas de referência para a intervenção precoce na infância
. Centros de recursos tecnológicos de informação e comunicação (CRTIC)
. Centros de recursos para a inclusão (CRI)



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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