E-FORMADOR

70.00

Avalforma

Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Saber como planear cursos e ou unidades de formação à distância em função dos temas;
– Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
– Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos (“colaborativo”, “individualizado” ou outro);
– Manusear a plataforma Moodle;
– Desenhar e implementar atividades para a plataforma Moodle;
– Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online.


Módulo 1. Introdução ao E-learning e ao Ambiente Online
– Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem;
– Uso da plataforma como Formando/a e como Formador/a;
– Plataformas com Formador/a ou orientadas para autoformação;

– Conceitos de ensino a distância e aprendizagem suportada em tecnologias digitais;
– Modalidades e formas de organização do ensino a distância;
– Papel do/a E-Formador/a e do/a E-Formando/a;
– Gestão do tempo e autonomia na aprendizagem.

Módulo 2. Design de Cursos de Formação Online
– Planeamento de curso (duração, tema, resultados de aprendizagem);
– Modelo pedagógico (autoformação, moderada por e-formador, b-learning);
– Plano de conteúdos;
– Tipos de comunicação: síncrona e assíncrona, no conteúdo ou orientado pelo/a E-Formador/a
– Avaliação (no conteúdo, fora do conteúdo);
– Simulação: ferramentas da plataforma para criação de cursos (modo de edição, títulos e descrições).
– Fatores físicos; Fatores químicos; Fatores biológicos; Fatores ergonómicos; Fatores psicossociais e organizacionais.

Módulo 3. Avaliação da Aprendizagem Online
– Sessão de acompanhamento;
– Tipos de avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa);
– Técnicas de avaliação: observação e inquirição, medição;
– Estratégia de avaliação: avaliação por pares, autoavaliação, heteroavaliação;
– Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro-falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros;
– Utilização das learning analytics para avaliação da qualidade da formação.

Módulo 4. Dinamização da Aprendizagem Online
– Estratégias e situações de aprendizagem online;
– Design de atividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de atividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação;
– Tipos de atividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
– Avaliação de atividades de comunicação/interação: implicações dos modelos de interação escolhidos;
– Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do/a Formador/a com os/as formandos/as (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, facebook).

Módulo 5. Criação e Utilização de Conteúdos Educativos
– E-conteúdo: temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos;
– Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim – fecho do e-conteúdo);
– Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos;
– Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor);
– Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos;
– Estratégia de comunicação e de interação do conteúdo com o/a formando/a;
– Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos.

Módulo 6. Simulação Pedagógica
– Dimensões e indicadores da qualidade num projeto formativo em e-learning;
– Dinamizar o curso/unidade de aprendizagem em simulação pedagógica com formandos/as e/ou colegas;
– Análise e autoanálise do desempenho de e-formador/a em contexto simulado;
– Autoavaliação de resultados do curso de simulação testado.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)




 

Partilhar