e-Commerce

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Descrição

Vivemos num mundo de permanente mudança, que afeta diferentes aspetos da sociedade. Hoje, qualquer organização depara-se com um cenário, onde é obrigada a adequar-se ao mundo que a rodeia e a definir a sua estratégia baseada na inovação das TIC`s. A pandemia de COVID-19 veio acelerar essas mudanças e criar um novo “normal”, onde já ninguém passa sem as ferramentas online que antes eram “muito complicadas” de usar ou, simplesmente, vistas com desconfiança. Assim, as empresas precisam de redesenhar os seus processos de negócio, principalmente, online.
O comércio eletrónico entra, assim, nestes novos processos, compreendendo toda a transação comercial entre organizações e organizações e privados. Este tipo de comércio está muito ligado à potencialidade tecnológica e é cada vez mais utilizado, seja pelas empresas, seja pelos empreendedores unipessoais, mais numerosos a cada dia que passa, por esta ser uma forma rápida, fácil e barata de colocar os seus produtos ou bens junto dos consumidores.
O e-commerce oferece às empresas a possibilidade de converter o canal online numa valiosa ferramenta de crescimento e desenvolvimento no gigante e imprescindível mundo que é a internet hoje em dia.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos necessários para implementar um plano estratégico de e-commerce e serem capazes de dominar as conceitos mais relevantes para potenciar a venda de um bem e/ou serviço, através da internet.


Módulo I – Introdução ao e-Commerce
e-business vs. e-commerce
Atores e tipos de e-commerce
Diferenças entre o mercado tradicional e o eletrónico
Fatores-chave do êxito no comércio eletrónico
Problemas do comércio eletrónico
Ameaças ao desenvolvimento global do e-commerce

Módulo II – Plataformas de e-Commerce
O que é uma plataforma de e-commerce?
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?
Principais plataformas de e-commerce
Logística e transporte
Legislação para e-commerce

Módulo III – Meios de Pagamento e Tipos de Comércio Eletrónico
Tecnologias de pagamento eletrónico
Meios de pagamento eletrónico
Serviços financeiros via internet
Agentes no comércio eletrónico e metodologia de estudo utilizada
Relações comerciais: da informação à transação
Tipos de comércio eletrónico
Intermediários de pagamento entre particulares e empresas

Módulo IV – Social Media Marketing
Web marketing
Técnicas de web marketing
Análise SWOT
Planear uma campanha nas redes sociais
Gestão estratégica de redes sociais
Social media manager
Netiqueta
Plano de marketing digital
Buzz marketing

Módulo V – SEO e SMO
Search Engine Optimization
Os links
Google Webmaster Tools
Redirecionamentos e URL`s
Robots.txt e duplicações de conteúdos
Social Media Optimization

Módulo VI – Social Commerce
A cibercultura e os novos tempos pós-modernos
Contextualização do e-commerce nas redes sociais
Social Customer Relationship Management
CRM vs. Social CRM

Módulo VII – Web Analytics
Web Analytics
Google Analytics
Monitorização de resultados
Inteligência Competitiva
Analisando e gerando resultados



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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