Doença de Alzheimer

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Descrição

Passados 100 anos da sua descoberta, estima-se que a doença de Alzheimer afete, atualmente, mais de 100.000, somente em Portugal. Foi referida pela primeira vez em 1906 pelo médico alemão Alois Alzheimer, tratando-se de uma doença degenerativa caracterizada por alterações de memória e outras funções cognitivas, com instalação insidiosa e agravamento progressivo, lento e irreversível que conduz a uma decadência nas atividades profissionais, sociais, familiares e pessoais do doente.
Esta doença do cérebro de causa desconhecida, torna os doentes incapazes de realizar qualquer tarefa, tais como: perdem-se, deixam progressivamente de reconhecer os rostos dos familiares, ficam incontinentes e acabam na sua maioria acamados, sobrevivendo entre 2 a 15 anos.
Um conhecimento mais profundo desta demência é fundamental para o estabelecimento de um diagnóstico, bem como a implementação de uma intervenção mais eficaz para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar psicossocial do doente.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências que permitam identificar idosos com características e comportamentos associados à doença de Alzheimer e, assim, diagnosticar o mais precocemente possível a perturbação e técnicas terapêuticas para intervir em cada caso específico.


Módulo I – Definição e Epidemiologia da Doença de Alzheimer
Processo de Envelhecimento
Definição de Demência e Alzheimer
Prevalência e Incidência
Fatores de Risco e de Proteção da Doença de Alzheimer

Módulo II – Das Lesões à Fisiopatologia
Lesões
Aspetos Genéticos
Hipóteses Fisiopatológicas

Módulo III – Aspetos Clínicos
Fase Inicial
Fase Declarada
Fase Terminal
Doença de Alzheimer: uma doença heterogénea

Módulo IV – Diagnóstico Positivo e Diagnóstico Diferencial da Doença de Alzheimer
O Diagnóstico de Demência na Doença de Alzheimer
Diagnóstico da Doença de Alzheimer na Fase Demencial
Diagnóstico Diferencial da Doença de Alzheimer

Módulo V – Intervenção na Doença de Alzheimer
Tratamento Medicamentoso
Tratamento Não Medicamentoso
Tratamento dos Sintomas Psiquiátricos

Módulo VI – Práticas Específicas para Cuidar da Pessoa com a Doença de Alzheimer
Regras Básicas para a Prestação de Cuidados e Alterações Associadas
Recomendações Gerais para o Cuidador
Características do Perfil de Cuidador



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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