Curso Prático de Segurança em Obra

150.00

Transform

Partilhar

Descrição

O trabalho com máquinas e equipamentos de trabalho é fundamental para a generalidade dos setores de atividade económica e social. Contudo a utilização de máquinas e equipamentos de trabalho está na origem de uma grande quantidade de acidentes de trabalho, frequentemente de consequências graves e incapacitantes ou mortais.
O enquadramento regulamentar vigente (Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de fevereiro) exige, por um lado, que as máquinas sejam concebidas de forma segura, e por outro, exige que as entidades que colocam esses equipamentos à disposição dos seus trabalhadores se assegurem das condições de segurança durante todo o ciclo da sua utilização.
O presente curso pretende assim transmitir uma componente teórico-prática e de curta duração, sobre os aspetos essenciais da segurança em obra, junto não só de pessoas que desempenham funções de responsabilidade nos nesta área mas também junto daqueles que pretendem desenvolver os seus conhecimentos no que diz respeito à segurança em Obras.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Disponibilizar conhecimentos que permitam aos participantes conhecer os requisitos legais aplicáveis, identificar condições perigosas e avaliar riscos, e enquadrar medidas de integração da segurança e de proteção para as deficiências identificadas.


Este curso está divido da seguinte forma:
1. Planificação da segurança e abertura do estaleiro;
2. Controlo da Segurança em obra;
3. Plano de segurança em obra (obras com projeto e com riscos especiais);
4. Fichas de procedimentos de segurança (obras sem projeto e com riscos especiais);
5. Compilação Técnica.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Atividades desenvolvidas durante as sessões de formação, teste de avaliação no final de cada módulo e do teste final de aquisição de conhecimentos. Os formandos deverão ter uma classificação mínima de 50% em cada um dos testes de cada módulo.
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade (frequência de 80% da duração da ação),participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando.


Uma vez concluída a formação com aproveitamento:
-Será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a.Certificado de Formação Profissional emitido, nos termos legais, na Plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.


 

Partilhar