Curso de Treinador de Desporto – Grau I

125.00

Mediatica

REF: 16263 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

A Lei n.º 106/2019, de 6 de Setembro corresponde à primeira alteração à Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, que estabelece o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto, traduzindo-se, neste sentido, numa atividade regulamentada.
Segundo o ponto 1, do artigo 18º, do capítulo IV, da respectiva lei, “é ilegal o exercício da actividade de treinador de desporto previsto nos artigos 11º a 14º por quem não seja titular do respectivo título profissional válido ou não exerça essa actividade nos termos do disposto nos nº3 e 4 do artigo 5º, podendo o profissional ser interditado de exercer essa actividade em território nacional pelo período máximo de dois anos, a par da condenação pela prática de ilícito contra-ordenacional”.
O curso de Treinador de Desporto – Grau I é constituído por 3 componentes: geral (36h), específica (36h) e estágio (correspondente a uma época desportiva, mínimo 6 meses).
Este curso corresponde à 1ª etapa do curso de treinador: componente geral.
Existe a possibilidade de as Federações fundirem, de forma total ou parcial, as unidades de formação da componente de formação geral na componente de formação específica.

Cada candidato deverá cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:
– Idade mínima de 18 anos;
– Escolaridade obrigatória (Em função ano de nascimento do candidato);
– Cumprimento de pré-requisitos específicos da modalidade/disciplina/estilo, quando exigido pela respetiva federação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Orientar as atividades associadas às etapas iniciais de desenvolvimento do praticante no âmbito do Desporto de Participação e/ou do Desporto de Rendimento e coadjuvar treinadores em níveis de prática associados ao Grau II.
Coordenar e supervisionar equipas técnicas de profissionais em níveis de prática associados ao Grau I.


O curso de treinador de desporto – Grau I, componente geral, é constituído pelas seguintes unidades de formação:
– UF1 – Teoria e Metodologia do Treino Desportivo (12h);
– UF2 – Pedagogia e Didática do Desporto (15h);
– UF3 – Funcionamento do Corpo Humano, primeiros socorros e antidopagem (5h);
– UF4 – Desporto Adaptado (2h);
– UF5 – Ética no Desporto (2h).



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


No final da componente geral, os Formandos deverão realizar o teste de avaliação por cada unidade de formação, presencialmente.
A avaliação sumativa global, por componente formativa, por unidade formativa será realizada na escala de 0 a 20 valores.
A avaliação terá por base a realização das actividades/trabalhos realizados em moodle (no prazo estipulado), a qual corresponde a uma ponderação de 40%, acrescendo a avaliação presencial, a partir de um teste escrito por cada Unidade de formação, o qual corresponde a uma ponderação de 60%.
O teste escrito por unidade de formação é realizado presencialmente, tendo a duração de 3h40.
A reprovação numa unidade formativa de uma componente formativa implica automaticamente a reprovação nessa componente.


– CQ – Certificado de Qualificações (modelo IPDJ, IP) e emitido pela MEDIATICA;
– Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no PASSAPORTE QUALIFICA.


 

Partilhar