Competências Emocionais e Sociais em Crianças e Jovens

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Descrição

Os comportamentos sociais constituem a componente mais básica da competência social e podem ser conceptualizados como acontecimentos comportamentais discretos, como por exemplo pedir “por favor” e dizer “obrigado”.
As capacidades sociais são mais complexas e poderão ser descritas como sendo os comportamentos sociais que os sujeitos manifestam como resposta às tarefas sociais quotidianas (do dia-a-dia). Existe um conjunto de comportamentos, quando usado de forma adequada, permite que o sujeito inicie e mantenha relações sociais positivas, contribui para a aceitação pelos pares e para uma adaptação satisfatória à escola e permite ao indivíduo lidar de uma forma eficaz e adaptativa com o contexto social alargado (Walker, Calvin & Ramsey, 1995).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos da importância das competências emocionais e sociais na vida das crianças e jovens, bem como a importância da escola e dos pais. Fornecer estratégias de intervenção a nível escolar e a nível familiar.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Perspetiva Histórica
Concetualização do Constructo de Competência Social
Modelos Teóricos
• Modelo de Assertividade
• Modelo de Perceção Social
• Modelo de Aprendizagem Social
• Modelo Cognitivo
• Modelo da Teoria dos Papéis
Componentes da Aptidão Social
Avaliação dos Défices de Competências Sociais
Identificar o que deve ser ensinado
Métodos de Instrução
Aceitação Social

Módulo II – Competências Sociais e Relações com o Grupo de Pares
Desenvolvimento e Relação com o Grupo de Pares
• Grupo de pares e processos de socialização
• Natureza multidimensional da competência social
• Comportamento, rendimento escolar e integração no grupo de pares
• Padrão comportamental e predição do estatuto social
• Estabilidade do comportamento e estatuto social no grupo de pares

Módulo III – Fatores de Risco e Protetores no Desenvolvimento de Competências Sociais, Emocionais, Comportamentais e de Aprendizagem
Fatores de risco e fatores protetores do desenvolvimento escolar e comportamental
Fatores da ecologia familiar
Fatores relativos aos estilos de educação parental (estilos parentais)
Rendimento escolar, problemas de comportamento e problemas emocionais
Perturbações emocionais em contexto escolar: a face oculta dos problemas de aprendizagem
Fatores que influenciam as dificuldades interpessoais

Módulo IV – Aprender a Lidar com os Sentimentos – as Competências Necessárias em Contexto Familiar
Aprender a ser pais nos dias de hoje
As competências necessárias:
• Competência de esforço
• Competência de cooperação
• Competência de autonomia e responsabilidade
• Competência de respeito
• Competência de criatividade
• Competência de aprendizagem contínua
• Competência de espírito crítico
• Competência da assunção de riscos e aceitação dos erros

Módulo V – Métodos e Técnicas de Ensino de Competências Sociais em Contexto Escolar
Aprendizagem cooperativa
Lidar com a ira
Autocontrolo
Reforço social (reforço social, feedback, aprovação)
Sistema de créditos
Modelagem
Contrato comportamental
Treino de aptidões sociais como processo terapêutico



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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