Coaching Parental

Webstudy

REF: 12058 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

O Coaching Parental é uma área do Coaching Pessoal que tem por objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingir todo o seu potencial enquanto mãe, pai e/ou educador através de perguntas.
É uma abordagem pela positiva que inicia o trabalho a partir das qualidades dos pais. O trabalho de Coaching Parental é iniciado com a identificação de competências e recursos que cada pessoa tem, de forma a aumentar a confiança e consequentemente a autoestima.
Esta formação é feita a pensar nas dificuldades que pais e filhos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia. Uma formação indicada para profissionais que intervenham com famílias e para os pais que pretendam melhorar competências e manter um relacionamento feliz e saudável com os seus filhos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Tornar os pais conscientes de quem são, dos seus paradigmas pessoas e da forma como comunicam de modo a encararem as suas dificuldades e potenciarem novas atitudes e comportamentos mais ajustados à relação que pretendem ter.
• Dar aos pais competências e técnicas de Coaching que os habilite a ajudar os filhos potenciando o seu crescimento e autodescoberta.


Módulo I – O que é o Coaching Parental?
Definição
Distinção entre Coaching, Mentoring e Counseling
Como funciona o coaching Parental
Para que serve o coaching Parental
O que é necessário para que se inicie um processo de Coaching Parental
Alguns Mitos do coaching
O auto-coaching
Como funciona o auto-coaching

Módulo II – A Transformação

Aspetos a ter em conta:
A minha realidade atual
O que é o mapa-mundo
Como respondemos aos acontecimentos externos
O que significa o mapa não é território

A transformação que quero ter na parentalidade:
O que é a roda da vida
Como desenhar uma roda da vida
O que é o Plano de Vida
Para que serve o Plano de vida
Como desenhar um plano de vida
Perguntas Poderosas para definição de uma realidade

Módulo III – Como é a minha Relação?
A complementaridade dos papéis
A dinâmica relacional – Pais – Filhos – Família
Uma relação de crescimento contínuo
Quem Ensina Quem?

Módulo IV – O Coaching e os Estilos Educativos Parentais
Estilos educativos parentais
Qualidades como Pais
Objetivos como Pais
Crenças e Valores na parentalidade
Valorização de pequenos gestos diários

Módulo V – Padrões e Tendências na Dinâmica Familiar
Erros que os pais cometem
Birras que os pais fazem
Práticas para uma parentalidade mais consciente
Estilos de comunicação e liderança
Estilos de Feedback

Módulo VI – Usar o Coaching Parental
Desenvolver a Inteligência emocional nos filhos
Ajudar os filhos a construir a sua autoestima
Metodologia de Coaching para a parentalidade
Dinâmicas e ferramentas de Coaching para a parentalidade
Fases de intervenção num processo de coaching com os filhos
Intervenção e acompanhamento na vida dos filhos
Desenhar estratégias e planos de ação
Rapport
Empatia
Escuta ativa



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar