Coaching na Educação

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Descrição

Coaching é um processo que tem por principal objetivo ajudar as pessoas a alcançar as metas que se propõem e a facilitar melhorias nas suas competências, comportamentos, capacidades e atitudes, proporcionando tanto uma melhor qualidade de vida como uma maior satisfação com a prática da atividade profissional diária.
Este curso foi desenvolvido a pensar nas dificuldades que os professores e os seus alunos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A presente formação tem como objetivo principal ajudar professores a descobrir que podem abrir os horizontes profissionais, transformando crenças e preconceitos que os impedem de ter um relacionamento feliz e saudável com os alunos.


Módulo I – O Coaching
Definição
Distinção entre coaching, mentoring e counselling
Como funciona o coaching
Para quem é o coaching
Para que serve o coaching
O que é necessário para que se inicie um processo de coaching
Alguns Mitos do coaching
O auto-coaching
Como funciona o auto-coaching

Módulo II – A Transformação

Aspetos a ter em conta:
A minha realidade actual
O mapa-mundo
Como respondemos aos acontecimentos externos
O que significa o mapa não é território

A transformação que quero ter:
A roda da vida
Para que serve a roda da vida
Como desenhar uma roda da vida
O Plano de Vida
Para que serve o Plano de vida
Como desenhar um plano de vida
Perguntas Poderosas para definição de uma realidade

Módulo III – Como é a minha Relação?
A complementaridade dos papéis
O Professor como centro de um sistema: o seu impacto e a sua influência
A dinâmica relacional – Professor-Escola – Alunos – Família
Uma relação de crescimento contínuo
Quem Ensina Quem?

Módulo IV – O Coaching no Sistema Escolar
Qualidades de um Professor-Coach
Objetivos de um Professor-Coach
Crenças e Valores enquanto professor
Valorização de pequenos gestos diários
Exercícios práticos, dinâmicas de grupo e atividades de role-playing

Módulo V – Padrões e Tendências na Dinâmica em Sala
Erros que os professores cometem
Estilos de comunicação e liderança
Birras que os professores fazem
Práticas para uma docência mais consciente
Estilos de Feedback

Módulo VI – Usar o Coaching em Sala
Como usar o Coaching na docência
Metodologia do Coaching
Fases de intervenção num processo de coaching com os alunos
Análise do desempenho da turma
Rapport e Confiança
Escuta ativa e feedback positivo
Como criar perguntas poderosas
Ensinar a pensar melhor e diferente
Dinamizar a autoconsciência
Catalizar a reflexão e a autodescoberta
Motivar e acompanhar os alunos
Desenvolver planos de ação



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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