Certificação de Auditores de NP EN ISO 9001:2015

390.00

CTCV

Partilhar

Descrição

Todos os sistemas de gestão necessitam de momentos de verificação e monitorização que garantam que se mantêm pertinentes e a funcionar em proveito das organizações. Para isso precisamos de auditores competentes e que garantam um olhar isento em relação aos conceitos e práticas, para aportar valor e fazer evoluir o desempenho. Este curso pretende isso mesmo: formar auditores competentes e prepará-los para que possam contribuir para a sustentabilidade das suas organizações. Em função do contexto atual o curso foi adaptado para poder incluir a formação em relação a auditorias à distância que chegaram ao mercado para ficar, não só para proteção de todos os intervenientes, como forma de redução de custos e tempos de auditoria (por exemplo, em situação de múltiplos sites)
PARCERIA CTCV/CERTIF
Esta parceria CERTIF/CTCV surge no sentido em que ambas as entidades, cada uma com o seu papel (entidade formadora e organismo de certificação), entendem que as Auditorias aos Sistemas de Gestão da Qualidade constituem uma importante ferramenta de gestão, na medida em que permitem, através de um processo organizado e independente, suportar e evidenciar de forma documentada a estratégia de qualidade de uma organização, bem como comprovar e estimar o alcance dos objetivos e metas traçadas.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Dotar os formandos de competências para realizar Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2015, com foco nas auditorias à distância.
– Aplicar os requisitos da norma ISO 19011:2018, o processo de auditoria e as principais responsabilidades de um auditor.
– Aplicar em campo as metodologias de auditoria (preparação, planeamento, execução e relatório).


M1. ISO 9001:2015 (1º e 2º dia) – elaboração de listas de verificação
– A família de normas da Gestão da Qualidade
– Os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015
– Trabalhos de grupo
M2. ISO 19011:2018 (3º dia – manhã) e auditorias à distância
– Documentação relacionada com o processo de auditoria
– Competência dos auditores
– Requisitos específicos de auditores internos e externos
– O procedimento das auditorias internas
– Regras para auditoria à distância
M3. Planeamento da Auditoria (3º dia – tarde)
– Planear e gerir o tempo numa auditoria
– Comportamento da equipa Auditora perante os auditados
M4. Efetuar uma auditoria in situ (4º dia)
– Aplicação de conceitos adquiridos em situação real com análise das práticas documentadas da organização
M5. Reportar a auditoria (5º dia)
– Análise do desempenho dos formandos enquanto auditores
– Conteúdo mínimo de um relatório
– Conteúdo obrigatório de um relatório
– Redação de constatações
– Exame escrito
O curso segue as metodologias usadas pela CERTIF para a realização das auditorias, sendo usada a documentação oficial da CERTIF, nomeadamente fichas de registo e modelos de relatório.



5 – Formação a distância (outros)


O acesso ao Certificado de Formação Profissional com aprovação (0% a 100%) é entregue aos participantes que concluírem o curso completo com avaliação positiva, segundo os seguintes critérios:

– Assiduidade superior a 90% na carga horária total do curso, sendo obrigatória a frequência integral dos módulos 3, 4 e 5;
– Nota final de curso igual ou superior a 80%;
– Pontuação de 60% em todas as componentes de avaliação.

A avaliação do curso (nota final), incidirá sobre as seguintes componentes:
– exame escrito, que incidirá sobre os aspetos técnicos das normas de referência (realizado no último dia do curso – 1 hora);
– avaliação em contexto de auditoria* e de reunião de abertura e encerramento;
– avaliação do relatório de auditoria elaborado.

*Notas sobre a Auditoria
A auditoria em contexto real será realizada em empresa certificada fora da zona geográfica onde os cursos decorrem, pelo que o CTCV garante que a auditoria decorre em contexto real e numa proximidade do local da formação não superior a 50 km, ficando à responsabilidade do participante os encargos com as deslocações associadas. Caso a auditoria seja realizada numa empresa cuja distância seja superior a 50 km, o CTCV assegurará o transporte dos formandos. Em função do contexto atual, esta auditoria poderá ser total ou parcialmente realizada à distância. Poderá ser necessário ajustar o dia previsto para a auditoria em função da disponibilidade da empresa auditada e em acordo com os formandos.
O CTCV poderá ver-se obrigado a alterar a empresa recetora, por indisponibilidade verificada por parte da empresa inicialmente prevista.


A aprovação no curso permitirá ao formando o acesso às marcas CERTIF Auditor Certificado – ISO 9001 para o grau de Auditor Interno, Auditor ou Auditor Coordenador,
desde que cumpra os requisitos de qualificação definidos pela CERTIF para a candidatura.
A certificação de pessoas é voluntária, mas permite aos profissionais que obtenham a certificação, um reconhecimento imparcial, credível e rigoroso das suas competências, que os
poderá ajudar a consolidar ou melhorar o seu posicionamento dentro das suas organizações e no mercado de trabalho.
É realizada uma avaliação dos elementos curriculares de acordo com o com os requisitos definidos pela CERTIF para Certificação de Auditores. A aprovação nas componentes de
avaliação do curso é indispensável para a apresentação da candidatura à certificação de Auditor, para qualquer categoria de auditor e será conduzida pelo CTCV.
Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores.


 

Partilhar