Avaliação, Intervenção e Reabilitação Gerontológica

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Descrição

É necessário avaliar o idoso na sua totalidade para perceber quais as suas necessidades para uma melhor prestação de serviços e maior qualidade dos mesmos. Para isso, devemos avaliar o idoso individualmente, tanto a sua parte física como psíquica e, assim, adaptarmos o serviço a esse mesmo cliente.
Uma avaliação gerontológica multidimensional leva a um processo de reabilitação necessário neste grupo étario. Manter, atenuar e retardar qualquer processo de degradação a que faz frente o envelhecimento é algo a atingir. Basta avaliar, intervir e reabilitar.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dar a conhecer aos formandos técnicas e formas de intervir e reabilitar um idoso, tanto a nível físico como mental e social.


Módulo I – O Processo de Envelhecimento
Definição de Gerontologia
Perspetiva Histórica da Gerontologia
Envelhecimento Demográfico
O Processo de Envelhecimento
Teorias do Envelhecimento
Alterações Associadas ao Envelhecimento: Alterações Fisiológicas e Psicológicas

Módulo II – Avaliação Gerontológica Multidimensional
Envelhecimento Ativo
. Conceito
. Determinantes do Envelhecimento Ativo
Planos Gerontológicos
Avaliação Gerontológica Multidimensional
. Avaliação das Necessidades
. Avaliação da Capacidade Funcional do Idoso
. Avaliação dos Recursos Comunitários e Utilização de Serviços
Consulta Gerontológica

Módulo III – Intervenção, Estimulação e Reabilitação Física, Psíquica e Social no Idoso
Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais e de Desenvolvimento Pessoal
Levantamento das Necessidades Coletivas
Plano de Atividades Socioculturais (PAS)
Momentos de Lazer e Estimulação de Competências
Monitorização, Avaliação e Revisão do PAS
Terapia Ocupacional
Exercícios de Estimulação

Módulo IV – Comunicação Gerontológica
Conceito de Comunicação
Características da Comunicação
Funções da Comunicação
Comunicação Verbal e Não-verbal
Atitudes de Base à Comunicação
Princípios da Comunicação Face a Face
Processo de Comunicação
Perfis Comunicacionais
Escuta Ativa
Barreiras À Comunicação



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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