Avaliação e Intervenção Psicológica com Vítimas de Violação

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Descrição

O abuso sexual é uma agressão que marca, indelevelmente e para sempre, as suas vítimas e as suas famílias.
Todos os casos são delicados, porque é delicada e íntima a sua natureza. Não é fácil estabelecer empatia com uma vítima de abuso sexual e, muito menos, fazê-la abordar o assunto, reavivando, uma e outra vez, na sua memória tudo o que quer esquecer.
É este trabalho desgastante, complexo e devastador que o terapeuta tem de encarar, julgando sem julgar e sendo objetivo, compreensivo, justo, imparcial, ausente e solidário a um mesmo tempo.
Há que encarar a vítima, os factos, as consequências e a vida futura, tentando avaliar e intervir psicologicamente, sem descurar o aspeto judicial do delito.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende dotar os formandos de competências para avaliar e intervir psicologicamente junto de vítimas de abuso sexual/violação.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição de Violação
Prevalência e Incidência da Violação
Teorias Explicativas da Violação

Módulo II – Caracterização da Violação
A Influência dos Papéis Sexuais na Violação
Tipos de Violação
Mitos sobre a Violação
O Crime de Violação no Código Penal
Modalidades de Violação
Tipos de Condutas Sexuais Censuráveis
Os Violadores

Módulo III – O Crime de Violação no Sistema de Justiça Criminal
A Relutância em Denunciar a Violação
Pressupostos do Procedimento Criminal
A Perícia Médico-Legal de Sexologia Forense

Módulo IV – Os Efeitos da Violação
Reações Habituais das Vítimas
Consequências Sociais e Individuais
Lesões Físicas
Síndrome do Trauma da Violação

Módulo V – Avaliação da Vítima de Violação
Instrumentos de Avaliação
Avaliação da Situação de Vitimação
Avaliação do Funcionamento Global da Vítima
Avaliação do Risco de Revitimização

Módulo VI – Intervenção Psicológica em Vítimas de Violação
Intervenção em Crise – A primeira Fase do Processo de Apoio
Intervenção Continuada – A segunda Fase do Processo de Apoio



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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