Aprender a Aprender: Técnicas de Estudo e Aprendizagem

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Descrição

Ao longo de toda a nossa vida, para estarmos informados e atualizados, temos sempre a necessidade de estudar mais e melhor. Só assim poderemos ser indivíduos ativos, com capacidade de reflexão e crítica.
O estudo é um veículo prioritário na aquisição de conhecimentos e aprender é um processo transversal a todas as idades e fases do nosso desenvolvimento pessoal, académico e profissional.
Este curso pretende ser uma mais-valia para todos aqueles que querem desenvolver e adquirir métodos e técnicas de estudo mais eficazes para melhorar a aprendizagem.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O objetivo principal deste curso é de promover o autoconhecimento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem através da aquisição de métodos e técnicas de estudo mais eficientes e eficazes.


Módulo I – A Aprendizagem
Caracterização da Aprendizagem
Teorias da Aprendizagem
A Aprendizagem Significativa
Ensinar a Aprender
Motivação, interesse e Aprendizagem
Aprender a Aprender
Autorregulação, Metacognição e Aprendizagem

Módulo II – Memória e Atenção
Classificação da Memória
Funcionamento da Memória
Fases da Memória
Memorização

Módulo III – Condições de Estudo
Condições Ambientais
Condições Pessoais

Módulo IV – Planificação do Estudo
Planificação Anual e Semanal
Horários
Plano/Sessão de Estudo

Módulo V – Comunicação Oral
Ouvir/Escutar
Falar

Módulo VI – Leitura e Escrita
Leitura Eficaz
Dicionário
O Sublinhado
Esquemas e Gráficos
Apontamentos e Resumos

Módulo VII – Preparação dos Momentos de Avaliação
Trabalhos de Pesquisa e de Grupo
Testes



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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