Animação Sociocultural como Metodologia de Intervenção

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Descrição

Atualmente, qualquer profissão exige de cada um de nós um perfil de competências que, muitas vezes, o currículo académico não consegue promover. Precisamos de ser empreendedores, inovadores e proactivos, para definirmos novos campos de atuação e de intervenção da comunidade.
Desta forma, pretende-se aclarar e inovar o trabalho de animação partindo de uma perspetiva mais interventiva e incisiva nas diferentes realidades sociais onde um projeto de animação pode obter mais resultados que qualquer outra metodologia de intervenção.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Desenvolver capacidades e competências técnicas de intervenção tendo como base a metodologia da Animação Sociocultural.


Módulo I – Identidade e Perfil Profissional dos Animadores Socioculturais
A Emergência da Animação Sociocultural
Quem é o Animador Sociocultural?
Formação do Animador Sociocultural
Funções e Tarefas do Animador
O Animador Sociocultural e as Relações Humanas
O Animador Sociocultural e a Comunicação

Módulo II – Metodologias de Intervenção
A ASC como Tecnologia Adequada à Intervenção na Realidade
As origens da ASC como Instrumento de Intervenção
. A Animação Sociocultural como Proposta Metodológica de Intervenção Comunitária
. A Pedagogia do Ócio
. ASC: uma caracterização possível
. Outras Metodologias de Intervenção Comunitária

Módulo III – A Animação Sociocultural como Empowerment das Populações
O Conceito de Empowerment
participação e motivação
Democracia Cultural vs. Democratização Cultural
A ASC como Empowerment de Adultos e Idosos
Caracterização do Processo Comunicacional
Atitudes Facilitadoras da Comunicação
Os Grupos e a sua Dinâmica
A Motivação dos Indivíduos para a Animação

Módulo IV – Intervenção no Conflito Social e Marginalização
Conceito e abrangência da Intervenção Comunitária
A Intervenção nos Conflitos Sociais
A ASC como Intervenção na Exclusão e na Marginalização
O Perfil do Animador enquanto Agente Interveniente na Comunidade

Módulo V – Animação como Promoção do Envelhecimento Ativo
O Envelhecimento da População
A Importância da Animação no dia-a-dia dos idosos
Dinâmicas de Animação na Terceira Idade

Módulo VI – Elaboração de um Projeto de Intervenção sob a Metodologia da Animação Sociocultural
A Necessidade de Planificação
Perguntas que o Projeto deve Procurar Responder
Etapas de Formulação do Projeto
Fases de Elaboração de um Projeto
Caso Prático



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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