ADR | Especialização Cisternas – Formação Inicial

130.00

Transform

REF: 10397 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Nos termos da legislação em vigor, Decreto-Lei n.º 41-A/2010, a necessidade de prevenir riscos específicos associados à condução dos veículos de transporte de mercadorias perigosas levou à obrigatoriedade da formação adequada dos condutores de veículos que transportam estas matérias, tendo em conta todas as especificidades deste tipo de transporte. Os conteúdos da formação inicial a monitorizar pela Transform centram-se em matérias/questões com as quais os condutores de mercadorias perigosas em cisterna no ativo ou candidatos a condutores de mercadorias perigosas, se confrontam ou confrontarão na sua atividade diária e nas especificidades relacionadas com este tipo de transporte.

A presente formação assegura o cumprimento da legislação em vigor relativa ao transporte de mercadorias perigosas em veículos Cisterna, nomeadamente a obrigatoriedade de obtenção do Certificado de Formação ADR – especialização Cisternas, para habilitação dos condutores (DL 206-A/2012).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A presente formação visa a obtenção do Certificado ADR para condutores de veículos cisterna, através da aquisição das seguintes competências:
– Sensibilização para os riscos inerentes ao transporte de mercadorias perigosas em veículo cisterna
– Aquisição dos conhecimentos e procedimentos necessários para minimizar as probabilidades de ocorrer um incidente.
– Saber assegurar a aplicação de medidas de segurança necessárias quando ocorre um incidente, quer para a sua própria segurança quer para a segurança do público em geral, quer para a proteção do meio ambiente, de modo a limitar os efeitos do incidente.
De uma forma geral esta ação pretende dotar os formando com os conhecimentos necessários com vista a aprovação em exame a realizar no IMT e a obtenção do cartão ADR para que possam assim desempenhar a atividade de condutor de mercadorias perigosas em veiculo cisterna com elevados níveis de profissionalismo, assegurando o transporte com o máximo de segurança.


A presente formação encontra-se estruturada da seguinte forma:
1. Introdução e Enquadramento;
2. As cisternas que se usam para o transporte;
3. Os veículos de transporte em cisterna;
4. Sinalização dos veículos;
5. Documentação necessária;
6. Equipamentos a bordo do veículo;
7. Procedimentos de enchimento e descarga das cisternas;
8. Segurança na circulação de veículos;
9. Exercícios práticos.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Atividades desenvolvidas durante as sessões de formação e dos testes aplicados em cada módulo. Os formandos deverão ter uma classificação mínima de 50% em cada um dos testes de cada módulo.
– Após a conclusão do Curso,os formandos serão avaliados em Exame realizado pelo IMT que, concluído com sucesso, permite a obtenção da Carta ADR de condutor em veículo cisterna, obrigatória para o desempenho da função.
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade,participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando. A Deliberação n.º 1551/2012, de 18 de Outubro define a taxa de assiduidade de participação na ação de formação que não pode ser inferior a 90%. A assiduidade é controlada a partir das folhas de presença.


Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a. A Carta ADR tem validade de cinco anos, tendo de ser renovada atempadamente para permitir que o Condutor se mantenha habilitado ao desempenho da sua função, de acordo com a legislação em vigor.

A Transform é detentora do título de certificação emitido pelo IMT nº TPM 17, para ministrar o curso de formação de condutores de mercadorias perigosas em veículos cisterna.


 

Partilhar