A Procura Ativa de Emprego

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Descrição

Se olharmos para a taxa de desemprego o cenário é cada vez mais negativo e os desempregados à medida que os dias vão passando perdem a esperança de inserção no mercado de trabalho e desistem de procurar um novo emprego. No entanto, o importante é não desistir e de fazer da procura de emprego, o seu próprio emprego.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A presente formação tem como objetivo geral despertar os formandos para a importância da procura de emprego e para o facto desta ter de ser encarada como um emprego a tempo inteiro.


Módulo I – Empreendedorismo
Conceito de Empreendedorismo
Perfil do Empreendedor
Vantagens e Desvantagens de Ser Empreendedor
Desenvolvimento da Ideia e Projeto de Negócio
Da Ideia ao Projeto
Sete Passos para Criar um Negócio

Módulo II – Balanço Pessoal de Competências Profissionais
Definição de Balanço de Competências
Como fazer um Balanço de Competências
O Conhecimento do Mercado de Trabalho
Marketing Pessoal

Módulo III – O Processo de Procura de Emprego
Modalidades de Trabalho
Mobilidade Geográfica
Mercado de Trabalho Visível e Encoberto
Medidas Ativas de Emprego e Formação
Pesquisa de Informação para Procura de Emprego
Rede de Contactos

Módulo IV – Curriculum Vitae
Definição de Curriculum Vitae
Funções do CV
Características dos CV’s
Situações da Utilização do CV
Tipos de CV’s
Componentes de um CV
Regras para Elaboração do CV

Módulo V – Carta de Apresentação
O que é uma Carta de Apresentação?
Elementos da Carta de Apresentação
Características de uma Carta de Apresentação
Planeamento da Carta de Apresentação
Diferentes Tipos de Carta de Apresentação
Carta de Candidatura Espontânea
Modelos de Carta de Apresentação

Módulo VI – Entrevistas de Seleção
A Importância da Entrevista
Objetivos da Entrevista
Tipos de Entrevista
Fases da Entrevista
Aspetos Abordados numa Entrevista
Postura do Candidato
Carta de Agradecimento

Módulo VII – A Gestão do Tempo na Procura de Emprego
O Tempo num Processo de Procura Ativa de Emprego
Os Diferentes Tempos na Transição para a Vida Ativa
Gerir o Tempo de Inserção
Estabelecer Prioridades
Enriquecer o Tempo de Inserção

Módulo VIII – Comunicação Assertiva
Características da Comunicação
Funções da Comunicação
Comunicação Unilateral e Bilateral
Comunicação Verbal e Não-verbal
Atitudes de Base à Comunicação
Princípios da Comunicação Face a Face
Processo de Comunicação e Perfis Comunicacionais
Comunicação Assertiva
Escuta Ativa
Barreiras à Comunicação



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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