A Gestão de Recursos Humanos nas Empresas de Economia Social (EES)

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Descrição

Face aos desafios que se colocam às Empresas do Setor da Economia Social perante a necessidade de se adaptarem de forma constante a um mercado crescente e repleto de necessidades de investimento ajustado e concertado com as melhores práticas de gestão para otimização de recursos e apresentação de soluções eficazes na prestação de serviços sociais, colocam-se às atuais estruturas de gestão de Economia Social desafios ao nível da Gestão de Recursos Humanos (Clientes Internos) por forma a manter níveis de motivação, profissionalismo e envolvimento necessários para sustentabilidade das Organizações que os integram. Este curso pretende evidenciar o caráter peculiar da GRH nas Empresas de Economia Social e sugerir metodologias de trabalho inovadoras que sejam exequíveis com recurso aos processos e instrumentos de trabalho ao alcance dos Gestores do 3º Setor.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Saber efetuar a Gestão de Recursos Humanos numa perspetiva de Gestão para a Sustentabilidade e exigências do Século XXI.


Módulo I – Abordagem Jurídico-Económica da Gestão de Recursos Humanos no setor da Economia Social
Principal legislação aplicável ao setor da Economia Social em Portugal
Legislação aplicável à Gestão de Recursos Humanos
Os condicionalismos atuais das Fontes de Financiamento do Setor da Economia Social e alternativas

Módulo II – Principais Funções ou Perfis Funcionais que integram o Setor da Economia Social
Apresentação das atividades/valências inerentes ao funcionamento das Empresas de Economia Social
Apresentação dos principais perfis funcionais necessários à dinamização coordenada e profissional das atividades/valências existentes
Os procedimentos de Recrutamento e Seleção das pessoas para cada Perfil
A integração dos diferentes profissionais
As diferentes modalidades jurídicas de organização do trabalho

Módulo III – As Competências Necessárias Salvaguardar
Identificação das competências nucleares a salvaguardar para uma eficaz gestão de Recursos Humanos
As Hard e as Soft Skills necessárias aprovisionar e desenvolver:
. A Gestão Previsional de Competências e a implementação de Planos de Formação ajustados
. A articulação da gestão e desenvolvimento de competências com metodologias de avaliação de desempenho

Módulo IV – Processos de Trabalho Inovadores ao Serviço da GRH
A Gestão da Estratégia de cada Organização
Procedimentos de otimização da comunicação interna
Metodologias de gestão de equipas: a construção do plano de tarefas e registos de controlo operacional
A orientação para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados
Os principais referenciais de certificação da qualidade passíveis de implementação
Identificação de soluções tecnológicas e de gestão da informação susceptíveis de implementação (vantagens e relação custo-benefício)



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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