A Exposição de Crianças e Jovens à Violência Interparental

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Descrição

De acordo com, Fantuzzo e Mohr (1999) uma criança ou jovem exposto/a pode apenas significar viver numa casa caracterizada pela violência.
“A violência entre pais não é uma problemática recente, mas um tema envolto num certo desconhecimento em termos científicos. Esta violência é apenas vivida entre as paredes do lar, escondendo as vivências de angústia e sofrimento silenciados pelas vítimas.” (Almeida e Sani, 2014 pp.135).
Segundo o relatório anual da APAV cerca de 41,7% dos casos que a contactaram, a vitimação de violência doméstica ocorre em família nuclear com filhos, tratando-se de uma vitimação continuada em 59% das situações (Almeida e Sani, 2014).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do curso, o e-formando deverá ser capaz de conhecer identificando, de forma correta, as várias especificidades do fenómeno da exposição à violência interparental, mais especificamente, definir o conceito de violência interparental e de exposição à violência interparental, explicitar a prevalência do fenómeno, expor as principais consequências para as crianças e jovens, bem como, enumerar as principais teorias criminológicas e psicológicas que as sustentam.


Módulo I – Introdução à Exposição da Violência Interparental
Definição do conceito de violência interparental
Definição do conceito de exposição à violência interparental
A Disposição Legal
• A Lei de proteção e promoção de crianças e jovens em risco
A prevalência do fenómeno
• Medidas da violência: Estatísticas oficiais, inquéritos de delinquência autorrevelada e inquéritos de vitimação
• Vantagens e desvantagens
• Dificuldades da medição da exposição à violência interparental
• A prevalência a nível nacional
• A prevalência a nível internacional

Módulo II – Principais Consequências da Exposição à Violência interparental
Efeitos diretos
Efeitos indiretos
Fatores mediadores
Principais estudos que focam os problemas de internalização e externalização;

Módulo III – Principais Teorias que sustentam as Consequências da Exposição à Violência Interparental
Teorias Psicológicas
Teorias criminológicas
A transmissão intergeracional da violência



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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