A Arte de Escutar

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Nivelimportante

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Descrição

Para aqueles que têm de comunicar e interagir com o outro no exercício das suas funções:
coachs, terapeutas, formadores, animadores, consultores, líderes, prestadores de
serviços, elementos de uma equipa de trabalho e todos os que considerem uma mais valia
desenvolver competências na Arte de Escutar.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do workshop os participantes vão saber escutar ativamente utilizando as técnicas de comunicação adequadas na interação com o Outro; analisar as suas competências relacionais; identificar as competências que levam a uma melhor compreensão do Outro; implementar uma perspetiva tanto compreensiva e integradora quanto assertiva e competente.


A Escuta Activa Consciente e a Empatia (Dra. Andreia Novais)
I – Os pontos fortes e as dificuldades numa Escuta-Activa
Como digo, porque digo e quando digo
Como escuto, quando escuto e porque escuto
Como é que o outro sabe que o estou a ouvir e a entender
Como levar o outro a expressar-se, sem barreiras

II – Técnicas de comunicação oral assertivas e empáticas
Referirmo-nos à mensagem do outro
Incluir o que o outro expressa na nossa mensagem
Sensibilidade, respeito, firmeza e objetividade – Como equilibrar
Gerir as pausas sem nos desviarmos da nossa missão
Garantir que o outro se sente escutado e entendido.
A comunicação não verbal.

III – Aperfeiçoar as competências comunicacionais na prática da Escuta-Activa
Autodiagnósticos
Simulações
O meu compromisso: Elaborar um Plano de Melhorias Individual

O Autoconhecimento. O descobrir, respeitar e acolher do outro (Dra. Mafalda Arnauth)
I – CONHECIMENTO:
Conhecer-me melhor;
Identificar diferentes estados emocionais e mentais perante diferentes realidades;
Promover o interesse e empenho no conhecimento da realidade do outro.

II – DESCOBERTA:
Descobrir o que realmente me influência, inspira e motiva – Inconsciente, crenças e
condicionamentos.
Identificar potenciais fatores motivacionais, limitadores, conscientes ou
inconscientes no outro.

III – EQUILÍBRIO:
Atenção tanto às minhas características, necessidades, e fragilidades, bem como às
dos outros;
Promover a disponibilidade interna para o meu processo pessoal e do outro.
Desenvolver maior sensibilidade e empatia nas relações humanas.

IV – EFICÁCIA:
Desenvolver uma visão mais clara das situações (intenções, metas, objetivos) –
melhor observação, melhor compreensão, soluções mais adequadas;
Desenvolver visão clara das competências de cada envolvido – tirar partido das
qualidades.
Pistas para fazer boas escolhas e alcançar melhores resultados.

V – ESCUTA-CONSCIENTE: “ouvido dentro – ouvido fora”
Como escutar o outro, permanecendo em escuta do meu próprio processo;
Sintonia e Ressonância
Obstáculos à “boa-escuta”



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem (avaliação da atitude e da técnica).
Avaliação sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de uma prova de escolha múltipla de 20 questões.


Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento, que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
– O Certificado emitido pela Nívelimportante e o Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado emitido pela Nívelimportante, é um certificado digital e será disponibilizado na Plataforma de Gestão da Formação para download. O certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO, é emitido em formato papel, e será posteriormente, enviado via CTT – Correios de Portugal, para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.


 

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