8 passos para a gestão do sucesso sustentável e BSC

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Descrição

Na concepção do presente recurso, privilegiou-se uma apresentação de conteúdos simples, didáctica, favorecedora da aprendizagem e reflexão.
Esperamos que a informação contida neste curso contribua para que o/a participante desenvolva as suas capacidades de interligação entre as vários componentes da gestão e planeamento estratégico.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:



MÓDULO 1 – DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
Caraterização da empresa
Análise do meio envolvente
Análise interna
Análise da evolução recente da empresa – Económica e Financeira
Análise SWOT e de SINERGIAS

MÓDULO 2 – ESTRATÉGIA
Conceitos e ferramentas de gestão estratégica
Como se desenvolve um processo de gestão estratégica
Missão e objetivos – compreensão e aplicação de conceitos
A escolha estratégica – estratégias de negócio ou estratégias de nível corporativo
A implementação e planeamento estratégico
Vantagem competitiva

MÓDULO 3 – OBJETIVOS
Definição e tipos de objetivos
Desdobramento da estratégia por objetivos
Objetivos vs perspetivas organizacionais
Objetivos vs abordagem por processos
Monitorização e desempenho dos objetivos

MÓDULO 4 – MAPA ESTRATÉGICO
Mapas estratégicos: descrição de como a organização cria valor:
Mapa estratégico – As 4 perspetivas
Ajustamento do Mapa estratégico à estratégia
Processos de criação de valor

MÓDULO 5 – INICIATIVAS / PROJETOS DE MELHORIA
Definição de Objetivos, Medidas e Iniciativas/projetos estratégicos
Iniciativas/projetos vs Objetivos estratégicos
Priorização, controlo e monitorização de iniciativas/projetos

MÓDULO 6 – KPI´S (Key performance indicators) INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO
Definição de indicadores chave de desempenho (KPI´S)
Alinhamento dos KPI´S com estratégia
Monitorização dos KPI´S

MÓDULO 7 – ANÁLISE DE DESEMPENHO
Objetivos da medição do desempenho
Definição de um sistema de medição de desempenho da organização
Definição da estrutura de processos
Análise de desempenho através do balanced scorecard e de outros modelos
Programa de melhoria de desempenho

MÓDULO 8 – ARTE DE LIDERAR
Competências críticas, para a liderança na organização
Liderar e gerir, duas faces da gestão
Estilos e técnicas de liderança
Comunicação eficaz e relacionamento interpessoal, duas chaves da liderança
Casos práticos e simulações



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Observação dos comportamentos dos participantes. Discussão com todo o grupo dos resultados obtidos e das melhores estratégias encontradas e pontos de melhoria identificados.



 

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