442/FD – Gestão e Coordenação da Formação

Conclusão

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Descrição


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Data Início
26/01/2024




Data Fim




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Data Início
21/03/2024




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do curso pretende-se que os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, ficando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.


Módulo 1: Enquadramento legal da formação (10 horas)
– Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
– Conceito de Formação Profissional
– Introdução ao Sistema de Formação Profissional
– Sistema Nacional de Qualificações
Módulo 2: Gestor de formação e coordenador pedagógico (10 horas)
– Recursos Humanos na formação
– Funções fundamentais na equipa
– Gestor de Formação e suas funções
– Coordenador Pedagógico e suas funções
– Formador e suas funções
– Acumulação de funções
Módulo 3: Planeamento e gestão da formação (30 horas)
– Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo
– Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação)
– Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas
– Técnicas de utilização de equipamentos de formação
– Técnicas de avaliação dos formandos
– Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação
Módulo 4: Certificação de entidades formadoras (30 horas)
– Transição da acreditação para a certificação
– Vantagens inerentes à certificação pela DGERT
– Requisitos prévios de qualidade
– Principais obrigações de uma entidade certificada
– Características do processo de certificação: inicial, manutenção e alargamento
– Organização do processo de certificação à DGERT
Módulo 5: Plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação (10 horas)
– Plataformas de apoio à gestão da formação: Moodle; SIGO; Passaporte Qualifica; SIIFSE
Módulo 6: E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (10 horas)
– Formação à Distância
– Modalidades de Formação à Distância
– Ambientes de apoio à Aprendizagem
Módulo 7: Auditorias e melhorias contínuas da formação (20 horas)
– Auditorias: Conceitos e Terminologia
– Recursos Humanos
– Princípios de uma Auditoria Eficaz
– Tipos de Auditorias
– Âmbito das Auditorias de formação
– Critérios de Auditorias
– Fontes de Informação
– Métodos de Auditoria
– Técnicas de auditoria
– O Programa da Auditoria
– Objetivos da Auditoria
– Processo de Auditoria
– Atividades de Auditoria
– Melhoria do Processo de Formação
– Norma NP 4512:2012
Módulo 8: Projeto final (30 horas)
Desenvolvimento de um projeto final de formação que integre todos os conhecimentos obtidos nos diversos módulos, apresentando um documento estruturado de forma contínua e lógica.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será emitido num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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