366/F – Assistente de Contabilidade

430.00

Conclusão

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Desenvolver competências para o exercício da profissão de assistente de contabilidade fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios contabilísticos e as operações contabilísticas correntes.


INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE – CONCEITOS GERAIS
• A Empresa e a Contabilidade;
• Património, Características qualitativas e princípios Contabilísticos fundamentais;
• SNC – sistema de normalização contabilística;
• O decreto – lei nº 158/2009, de 13/07;
• A EC – estrutura conceptual;
• As NCRF – normas contabilísticas e de relato financeiro (abordagem sintética);
• Breve classificação contabilística: contas e classes das contas;
• Registo contabilístico: documentos suporte das operações;
• Registo Contabilístico: Partidas dobradas;
• Demonstrações financeiras;
• Documentação comercial.
CLASSIFICAÇÃO CONTABILÍSTICA – CONTAS E SUAS CLASSES
• O Plano de Contas em SNC;
• Contas do Ativo e a sua Classificação e reconhecimento;
• Contas do Passivo e a sua classificação e reconhecimento;
• Contas do Capital Próprio e a sua classificação de reconhecimento;
• Contas de gastos e a sua classificação e reconhecimento;
• Contas de Rendimento e a sua classificação e reconhecimento;
• Contas de resultados e a formas de cálculo
CONTABILIDADE ESPECIALIZADA E OPERAÇÕES CORRENTES
• O IVA e as Operações de compra e venda;
• Capital Próprio;
• Perdas por imparidade;
• Justo Valor;
• Acréscimos e diferimentos;
• Gastos com o pessoal;
• Ativos fixos tangíveis: reconhecimento e mensuração inicial; depreciação, revalorização e perdas por imparidade;
• Ativos Intangíveis;
• Aplicações em ativos financeiros.
CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS E OPERAÇÕES DE FIM DE EXERCÍCIO
• Métodos de consolidação de contas;
• Tributação pelo lucro consolidado;
• Os balanços consolidados;
• Trabalhos de Preparação de Contas;
• Contas Retificadas;
• Mapas de Retificação de Contas e Apuramento de Resultados;
• Apuramento do Resultado Líquido do Período;
• Balancete Após o Apuramento do Resultado Líquido do Período;
• Elaboração das Demonstrações Económico-financeiras;
• Operações de fim de exercício;
• Encerramento e Reabertura de Contas.
FISCALIDADE
1. Organização contabilística e cumprimento de obrigações fiscais:
• Pagamento de vencimentos a trabalhadores dependentes ou independentes e entrega de montantes deduzidos;
• Apuramento de lucro e apresentação de declaração de rendimentos;
• Processamento de compras e vendas, apuramento do IVA, preenchimento e entrega de declarações periódicas;
2. Cumprimento de obrigações declarativas fiscais e parafiscais:
• IVA – Apuramento contabilístico e preenchimento das declarações periódicas de IVA e respetivos anexos;
• IRS – Apuramento do imposto a pagar e preenchimento da declaração de rendimentos Modelo 3;
• IRC – Apuramento dos resultados contabilísticos e fiscal, bem como o preenchimento da declaração de rendimentos Modelo 22;
• Dossier fiscal da empresa;
• IES;
• Segurança Social: Obrigações declarativas e de pagamento;
• Modelo 10;
• Relatório Único.
FORMAÇÃO PRATICA EM CONTEXTO DE TRABALHO 240h



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação modular
– Avaliação Formativa
– Avaliação Sumativa

Avaliação da formação Prática em Contexto de Trabalho
– Relatório Final


Entidade Formadora CERTIFICADA: CONCLUSÃO-ESTUDOS E FORMAÇÃO, LDA.
Emissão de certificados de Formação Profissional de acordo com a Portaria 474/2010.


 

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