187/FD – Formação Pedagógica Inicial de Formadores a Distância

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Conclusão

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Descrição

É conhecida à formação uma importância estratégica, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e saberes. Neste contexto, a qualidade dos formadores é considerada um pilar fundamental no desenvolvimento dos processos formativos. Deste modo, para garantir intervenções formativas de qualidade surgiu a obrigatoriedade da certificação profissional para todos os formadores que desenvolvessem a sua actividade


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, actualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
– na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos
– na gestão e coordenação de formação
– no campo de investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades da formação


Módulo 1. Formador: Sistema, Contexto e Perfil – 10 horas
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação – 10 horas
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas
Módulo 5. Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação – 10 horas
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem – 10 horas
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas
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SESSÕES PRESENCIAIS (29 horas)
SESSÕES A DISTÂNCIA:
– 9 horas sessões síncronas
– 52 horas sessões assíncronas



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


O acompanhamento e avaliação são considerados componentes estruturantes dos processos formativos, os quais se configuram em processos de intervenção contínua e sistemática, de forma a promover nos participantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica sustentada e a validar progressivamente as competências adquiridas e/ou desenvolvidas ao longo e no final da formação.

A avaliação faz parte do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, capacidades e aptidões desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação.

A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respectiva avaliação, tendo como objectivo obter o feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.
A avaliação, como processos sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
– Avaliação Inicial: Avaliação diagnóstica (permite identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação)
– Avaliação contínua: Avaliação formativa e sumativa (determinar em que medida os objectivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correcção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspectos)
– Avaliação final: Avaliação sumativa (constitui a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões de vários níveis)


<>[IEFP] Certificado de Autorização de Funcionamento n.º C451016 [em conformidade com a Portaria n.º 214/2011, conferindo acesso ao CCP]


 

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