176/FD – Formação de E-Formadores

Conclusão

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Descrição

A Sociedade da Informação está a originar novos perfis profissionais sendo necessário adquirir novos conhecimentos, capacidades e atitudes.
De entre as profissões de futuro emerge o E-Formador enquanto elemento essencial para o desenvolvimento das áreas de E-Learning e da Formação a Distância.
Após adquirir capacidades de E-Formador poderá utilizar os seus conhecimentos para criar novos cursos e trabalhar a partir de qualquer lugar, desenvolvendo uma actividade de grande valia também pela possibilidade de compatibilizar o trabalho com a vida familiar.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O Curso de Formação de e-Formadores tem como objectivo ajudar os professores/formadores/tutores/ a concetualizar, planear, monitorar e avaliar projectos de cursos de E-Learning na perspectiva de E-Formador promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos e-alunos/e-formandos.


Módulo 1 – Sessão de Imersão Inicial – Apresentação de Objectivos, Princípios, Procedimentos e Práticas – (Presencial 4h)

Módulo 2 – O sistema de e-Learning : conceitos e perspectivas – (5h sessões assíncronas + 1h síncrona)

Módulo 3 – Conhecimentos, capacidades e atitudes do e-Formador – (7h sessões assíncrona + 1h sessão síncrona)

Módulo 4 – Animação e Dinamização de Grupos de Formação Online – (7h sessões assíncrona + 1h sessão síncrona)

Módulo 5 – Concepção de Projecto de Mini-Curso – (9h sessões assíncronas + 1h sessão síncrona)

Módulo 6 – Sessão Presencial – Apresentação de Projectos – Disseminação de Boas Práticas – (Presencial 4h)



6 – Formação em B-learning (turma)


A formação será orientada por tópicos ou módulos e desenvolvida através de sessões síncronas e sessões assíncronas (incluindo uma componete de autoestudo).

Sessões Síncronas
As sessões síncronas (inicial e final) serão suportadas pelo software adoptado de videoconferência (Big Blue Button) integrado na plataforma para a dinamização das componentes relacionadas com esclarecimento de dúvidas e explicitação da estrutura e funcionamento do curso.

Sessões Assíncronas
A componente assíncrona terá como base métodos construtivistas: resolução de problemas e aprendizagem colaborativa: exploração de conteúdos, disponibilizados pelo formador ou complementares; partilha, reflexões e debates com o grupo e formador; realização e participação em exercícios propostos.

Auto-estudo
Na componente assíncrona dos módulos está incluída a componente de auto-estudo com base pedagógica na aprendizagem pela instrução directa: leitura e/ou exploração de conteúdos e bibliografia disponibilizados pelo formador ou pela pesquisa relevante do formando.

Os módulos serão desenvolvidos maioritariamente através da realização de atividades individuais / pares / Grupo lançadas pelo e-tutor. A realização destas atividades é acompanhada pela construção nas próprias ferramentas do módulo (exemplo debates no fórum).

e-Tutoria
Na formação a distância o processo formativo é centrado no formando e na forma como realiza o seu percurso pedagógico. O e-formador/e-tutor tem um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento activo e permanente, nomeadamente:
– Na informação e esclarecimento sobre o curso e suporte tecnológico;
– Na disponibilização de conteúdos e materiais pedagógicos e orientações para a sua exploração;
– No apoio e motivação dos formandos na organização do seu percurso formativo;
– No esclarecimento de dúvidas;
– Na orientação e dinamização de actividades;
– Na avaliação dos formandos.

O Sistema de Avaliação para este curso é composto por três momentos: Antes, Durante, e Depois.
ANTES (Avaliação Diagnóstica):
Antes da Formação vamos utilizar essencialmente 3 questionários para Avaliação Diagnóstica: 1- Avaliação de Motivação; 2 – Identificação de Estilo de Aprendizagem e 3 – Avaliação de Conhecimentos de Base no domínio da Formação de Formadores.
DURANTE (Avaliação Formativa):
A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respectiva avaliação, tendo como objectivo obter o feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.
A avaliação faz parte do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, capacidades e aptidões desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação.
A Avaliação Final é atribuída de acordo com a apreciação do grau de domínio dos objectivos estabelecidos e com o reforço das competências pedagógicas, tendo em conta as seguintes ponderações modelares:

Módulos Percentagem
Sessão de Imersão Inicial – Apresentação de Objectivos, Princípios, Procedimentos e Práticas 5%
O sistema de e-Learning : conceitos e perspectivas 20%
Conhecimentos, capacidades e atitudes do e-Formador 20%
Animação e Dinamização de Grupos de Formação Online 20%
Concepção e Realização de Projecto de Mini-Curso 25%
Apresentação de Projectos – Disseminação de Boas Práticas 10%
Total 100%

Avaliação da Reacção

Os instrumentos a utilizar são questionários que pretendem inquirir formandos e formadores, sobre a qualidade da formação. Pretende-se com os questionários a preencher pelos formandos recolher as opiniões dos formandos sobre a acção de formação frequentada com vista a melhorar a qualidade da mesma. Ao longo da acção de formação, o formando preenche as fichas de avaliação intermédia e avaliação global na plataforma GesFor, avaliando:
– Os conteúdos ministrados
– Formadores da formação ministrada
– Meios e Recursos Disponibilizados
– Organização e Coordenação
– Avaliação Global dos módulos ministrados

Também o formador no final de cada módulo preenche a ficha de avaliação na plataforma GesFor, permitindo expressar a sua opinião sobre a acção em três dimensões:
– Preparação, ao nível do trabalho com a equipa pedagógica, na construção da respectiva acção de formação:
– Desenvolvimento, ao nível do trabalho com os formandos e da adequação das metodologias e técnicas definidas anteriormente;
– Apoio, tanto ao nível da coordenação do curso, como ao nível das instalações/equipamentos disponibilizados pela entidade acolhedora da acção de formação

A Coordenação Técnico-Pedagógica tem um papel fulcral na componente da avaliação. Faz o acompanhamento de toda a acção de formação, desde a abertura até ao encerramento da mesma. Sempre que se mostre necessário, no decorrer no curso, são realizadas visitas de acompanhamento. No final de cada módulo é realizada a avaliação do desempenho do formador, na plataforma GESFor, de acordo com os seguintes requisitos: qualidade dos recursos didácticos; planos de sessão; empenho para assegurar a acção de formação; capacidade para resolução de problemas durante a formação, e feedback à coordenação; preenchimento dos requisitos do DTP; pontualidade; cumprimento do cronograma; presença em reuniões agendadas pela coordenação; cumprimento dos formalismos adjacentes às avaliações.
A Coordenação efectua também um parecer relativamente à avaliação global da acção de formação.


Detentores de CCP – Formador(a)
Entidade Formadora Certificada pela DGERT: CONCLUSÃO – Estudos e Formação, Lda


 

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