As TIC ao serviço da comunicação real: contributo do eTwinning para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira

O ensino de uma língua estrangeira deve permitir ao aprendente o desenvolvimento da competência comunicativa e também da competência intercultural, confrontando-o com outras culturas e outras formas de ver o mundo para que possa conhecer a sua própria cultura e tornar-se uma pessoa mais tolerante. Para atingir estes objetivos, torna-se pertinente levar a cabo atividades que coloquem o aluno em situações de comunicação real com jovens de outros países.

As novas tecnologias da informação e comunicação, a que atualmente é fácil ter acesso nas escolas, facilitam o desenvolvimento desse tipo de atividades. Ferramentas como o correio eletrónico, os fóruns de discussão, os blogues e os wikis permitem desenvolver de forma cómoda, rápida e barata atividades de comunicação entre jovens de diferentes pontos do globo.

A ação eTwinning, que atualmente faz parte do Programa Erasmus+, uma iniciativa da União Europeia, pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de geminação eletrónica entre escolas de diferentes países. Estes projetos são especialmente vantajosos para os professores de línguas estrangeiras, já que permitem que os alunos utilizem a língua meta com objetivos comunicativos reais. Simultaneamente, a participação nestes projetos coloca-os em contacto com culturas diferentes da sua.

Através do eTwinning, os aprendentes de uma língua estrangeira têm, assim, a oportunidade de desenvolver as competências de comunicação, em particular as de produção e de interação, e também competências transversais, como a competência digital e a competência intercultural.

Fonte: Maria José Lourenço Martins Barbosa

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