AMAL é uma pessoa coletiva de direito público e natureza associativa, é formada pelos 16 Municípios do Algarve – Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Em 13 de março de 1992 foi constituída a Associação de Municípios do Algarve, atualmente designada por Comunidade Intermunicipal, de acordo com o disposto no Estatuto das Entidades Intermunicipais, aprovado pela na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro. Os atuais estatutos foram publicados na 2.ª Série do Diário da República, em 20 de junho de 2016.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve é constituída pelos seguintes órgãos: Assembleia Intermunicipal, Conselho Intermunicipal e Secretariado Executivo Intermunicipal.

Missão
Potenciar o desenvolvimento dos municípios e reforçar a identidade da Região, mediante a articulação de interesses e criação de sinergias.

Enquadramento

A AMAL é uma entidade Formadora certificada pela Fundação CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica.

A AMAL promove formação nas seguintes áreas: Sociedade de Informação e Inovação; Gestão dos Serviços Públicos e Qualidade; Direito Administrativo; Gestão das Pessoas; Gestão Financeira e Contabilidade Autárquica; Imagem e Atendimento e Protocolo; Gestão Territorial e Urbanismo e tem como destinatários os trabalhadores da administração pública, nomeadamente local.
Nos últimos 15 anos foram realizadas 750 ações de formação nas quais participaram 14.000 formandos.

Partilhar