Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Analisar os desafios que se colocam à organização escolar no contexto contemporâneo, refletindo sobre a necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas e organizacionais.
Discutir as implicações das mudanças sociais, culturais e tecnológicas na redefinição das competências necessárias aos cidadãos do século XXI.
Refletir sobre a importância de práticas pedagógicas inovadoras e modelos organizacionais flexíveis como resposta aos desafios emergentes.
Reafirmar a centralidade da educação como condição essencial para a formação integral do indivíduo e para a construção de sociedades mais justas e democráticas.
P R O G R A M A
9h00-9h30 – Receção aos participantes
9h30 – Sessão de abertura
Maria da Conceição Azevedo – Direção do Doutoramento em Ciências da
Educação
Júlia Azevedo – Sindicato Independente de Professores e Educadores
Maria João de Carvalho – Presidente do Fórum Português de Administração
Educacional
9h45- Conferência de Abertura
“Entre vozes e silêncios: Reencontrar o tempo da participação democrática
nas organizações escolares”
Leonor Lima Torres – Universidade do Minho
Moderador: Nuno Fraga
10h30 – Coffee Break
11h00- 12h30 – Painel I – O direito a ser mais pela educação
Carlos Estevão – Universidade Católica Portuguesa
Alexandre Ventura – Universidade de Aveiro
Moderador: Henrique Ramalho- Instituto Politécnico de Viseu
Debate
12h30-14h30 – Pausa para almoço
14h30 – 17h00 – Painel II – A educação em desassossego: o que pensam os
práticos
Manuel Pereira – Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto
Nelson Carneiro – Agrupamento de Escolas de Eiriz
Luís Guedes – Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Júlia Azevedo – Sindicato Independente de Professores e Educadores
Moderadora: Dora Fonseca – Universidade de Aveiro
17h00- Encerramento dos Trabalhos.
Não aplicável
Certificado de participação



