Utilizador de Corda / Cabos-Guia

Evoluir

Partilhar

Descrição

O curso de Utilizador de Corda / Cabos-Guia surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8º do Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro.
A formação de Utilizador de Corda / Cabos-Guia abrange tanto a parte teórica, com o conhecimento de normas e procedimentos, quanto a prática, com a aplicação desses conhecimentos em situações reais.
O Utilizador de Corda / Cabos-Guia é responsável por controlar o movimento da carga durante a manobra, minimizando oscilações, rotações indesejadas ou aproximações perigosas. Atua sob coordenação do rigger e em articulação com o manobrador do equipamento. Deve manter-se em posição segura e com visibilidade permanente da carga, utilizando sempre os equipamentos de proteção individual adequados. Contribui para a estabilidade e segurança da operação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Capacitar os formandos para a utilização segura e eficaz de cordas e cabos-guia em atividades profissionais que envolvam trabalhos em altura, espaços confinados ou movimentação de cargas, assegurando a aplicação correta das técnicas, normas de segurança e boas práticas associadas.


I. Responsabilidades e Funções da Equipa de Elevação
1.1. Papéis individuais e coletivos da equipa
1.2. Segurança e eficácia nas manobras
1.3. Normas e procedimentos internos e legais

II. Condições Atmosféricas
4.1. Monitoramento de vento, chuva, nevoeiro e visibilidade
4.2. Adoção de medidas de prevenção em condições perigosas

III. Comunicação Gestual e Verbal
5.1. Sinais manuais padronizados
5.2. Comunicação verbal eficaz

IV. Posições Seguras e Zonas de Risco
6.1. Áreas de operação e de risco
6.2. Posicionamento correto do manobrador

V. Movimentação Manual de Cargas e Ergonomia
7.1. Técnicas corretas para levantamento e transporte manual
7.2. Prevenção de lesões

VI. Procedimentos de Emergência
8.1. Plano de evacuação e primeiros socorros
8.2. Procedimentos em caso de falha do equipamento ou acidente



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual e/ou oral.

AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens é realizada no final da ação, através de um teste de avaliação de conhecimentos, de caráter individual e incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação.

ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores

APROVEITAMENTO:
– Classificação final igual ou superior a 10 valores;
– Assiduidade igual ou superior a 80% da carga horária da formação;
– Comportamento adequado
No caso destas condições não se verificarem cumulativamente será entregue uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, título que comprova que o formando frequentou a ação de formação.


A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à classificação obtida na avaliação final da aprendizagem.


 

Partilhar