Análise de Vibrações

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da formação, os formandos serão capazes de:

Conhecer os fundamentos da análise de vibrações;
Compreender a base para o diagnóstico de equipamentos usando técnicas de análise de vibrações;
Compreender os conceitos subjacentes às aproximações de análise de vibrações;
Compreender como se preparam e organizam os programas de controlo de condição e se executam as intervenções;
Conhecer a forma como as operações de controlo da condição dos equipamentos interagem com as operações de Manutenção;
Aplicar a metodologia a casos concretos, seja a determinação de falhas em equipamentos rotativos, seja à melhoria da sua condição operacional.


T1 – Noções gerais

Vibrações- representação no tempo;
A simplificação por Funções harmónicas. Noções de período, frequência e frequência angular;
Representação em deslocamento, velocidade e aceleração, e sua conversão;
Valores globais de amplitude, valor de pico, valor de pico a pico e valor eficaz (RMS);
Representação em frequência, espectros de frequência;
Análise de Fourier. Conversão do sinal no tempo em frequência.
T2 – Modelação de vibrações com um sistema de 1 grau de liberdade

Modelo massa -mola, equação característica, componentes do sistema dinâmico m, k e c;
A solução da equação do movimento- vibração em regime livre, conceitos de frequência natural e de amortecimento critico;
Funções de excitação e equação do movimento da vibração em regime forçado, fenómeno de ressonância e coeficiente de amplificação dinâmica;
Determinação do amortecimento;
Transmissão de movimento e de forças, transmissibilidade;
Funções de excitação dependentes da frequência e implicações na resposta dinâmica.
T3 – Modelação de vibrações com um sistema de n graus de liberdade

Modelação – equações do movimento. Representação matricial , matrizes de massas, rigidez e de amortecimento. Vector das forças de excitação;
Soluções do sistema, valores e vectores próprios. Frequências naturais e modos de vibração;
Referencial de medição. Acoplamento estático e acoplamento dinâmico;
Análise modal.
T4 – Controlo de condição

Resposta dinâmica de um equipamento, em valores globais da amplitude do sinal no tempo- assinatura dinâmica inicial e sua evolução, análise de tendência;
Resposta dinâmica de um equipamento, em amplitude de frequência;
Relação entre as características geométricas dos equipamentos e as frequências típicas;
Gamas de frequência associados a equipamentos, limites de aviso, de alerta e de alarme;
Resposta dinâmica de um equipamento, em valores de amplitude de frequência – assinatura dinâmica inicial e sua evolução, análise de tendência;
Valores de vibração medidos em deslocamento, em velocidade e em aceleração, aplicabilidade;
Planos de inspeção e rotinas.
P1 – Cadeia de medição

Equipamentos de aquisição de sinal;
Parâmetros de medição: Deslocamento, velocidade e aceleração;
Sensores de deslocamento, velocidade e aceleração;
Frequência Máxima, Frequência Mínima, Linhas Resolução, médias;
Equipamentos de análise de sinal;
Funcionalidades Anti-alliasing; hanning;
Tipos de médias: linear, Peak hold, exponencial”;
Normas com valores limites de amplitude de vibração;
Organização e Preparação das medições.
P2 – Detecção de anomalias- resposta em regime forçado

Resposta típicas de transmissões, de turbomáquinas, de chumaceiras de rolamento e de escorregamento, etc.
Falhas em de transmissões, de turbomáquinas, de chumaceiras de rolamento e de escorregamento, etc.
Resposta dinâmica associada a falhas e a irregularidades de operação, desalinhamento, desequilíbrio, desaperto, etc.
Analise de casos.
P3 – Detecção de resposta em regime livre

Testes de impacto para a caracterização de frequências naturais. Determinação experimental de frequências naturais;
Determinação experimental do amortecimento;
Analise de casos.
P4 – Equilibragem e alinhamento

Fundamentos da equilibragem. Resposta dinâmica típica, Modus operandi;
Fundamentos do alinhamento. Resposta dinâmica típica, Modus operandi;
Analise de casos.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)




 

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