Descrição
Perfil de Entrada:
Os(as) formandos(as) devem ter mais de 18 anos e possuir o 9ºano de escolaridade. Considerando que se trata de um curso de curta duração e com uma componente prática, poderão ser aceites trabalhadores que, mesmo sem o nível mínimo de escolaridade, saibam ler e escrever e tenham experiência profissional de pelo menos 6 meses.
Deve realizar o pagamento da formação, conforme valor proposto.
Perfil de Saída:
O(a) formando(a) é atribuída uma qualificação parcial, com base em formação técnica especializada, não atribuindo um nível de qualificação. Os(as) formandos(as) mantêm o mesmo nível de qualificação com que entraram na formação.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Reconhecer a importância da empatia nas relações interpessoais;
Reconhecer a importância de desenvolver recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes.
1. Identificar o seu perfil assertivo nas relações profissionais e extraprofissionais
– Conhecer o seu modo habitual de relacionamento interpessoal.
– Caracterizar as atitudes de passividade, agressividade e manipulação e o seu impacto no relacionamento interpessoal.
– Definir o que significa “ser assertivo”.
– Respeitar e fazer-se respeitar.
– Identificar as situações em que para si a assertividade é necessária.
2. Saber comunicar com os diferentes interlocutores utilizando uma postura assertiva
– Neutralizar os pensamentos negativos ou bloqueadores: utilizar uma linguagem positiva.
– Desenvolver a autoconfiança e o autodomínio.
– Selecionar os comportamentos que lhe permitem:
o agir face à passividade;
o desativar a agressividade verbal e não verbal;
o identificar e desarmar a manipulação.
3. Treinar-se na utilização das principais técnicas de desenvolvimento da atitude assertiva
– Saber escutar.
– Criar empatia.
– Saber dizer “não” com assertividade, preservando a relação.
– Saber formular pedidos de forma construtiva.
– Dar e receber feedback.
– Aumentar a sua recetividade às críticas e encará-las como oportunidades.
– Formular críticas construtivas:
o o método “DESC” – lidar com situações difíceis.
4. Criar compromissos realistas em caso de desacordo
– Estabelecer relacionamentos baseados na clareza e na transparência.
– Tratar os mal entendidos.
– Estimular a colaboração interpessoal e a cooperação nas equipas.
– Adotar comportamentos ganhar-ganhar
1 – Formação presencial/em sala (turma)
A formação é de frequência sem avaliação da aprendizagem.
No final da formação, os(as) formandos(as) receberão:
– Certificado de Formação Profissional/Certificado de Qualificações, emitido na plataforma SIGO, nos termos da Portaria n.º 474/2010, de 08 de abril, desde que se verifiquem cumulativamente as seguintes condições:
1. O(A) formando(a) tenha uma assiduidade de 90% relativamente à duração total da ação;
2. O(A) formando(a) tenha concluído o curso com avaliação final positiva.
– Passaporte Qualifica, emitido na plataforma SIGO, onde constam todas as qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto.
