Cobrança de Dívidas a Clientes

CCIPD – Câmara do Comercio e Industria de Ponta Delgada

Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:



Como diminuir o crédito vencido. A análise ABC dos créditos vencidos. A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos. Como estabelecer plafonds de crédito. O custo do crédito.
Como organizar um serviço de cobranças. Objetivos de um serviço de cobranças. Definição de um sistema de cobranças. A necessidade de informações atualizadas e fidedignas. Organização de um ficheiro histórico de clientes. A coordenação entre os diversos serviços da empresa.
Ações a desenvolver no processo de cobranças. Controlo de cobranças. Classificação dos devedores. Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança. A cobrança telefónica. Aspetos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso. As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas.
Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes. O procedimento judicial. Os procedimentos de injunção. Os Títulos executivos. O Pepex.
Os aspetos fiscais. Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC. Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes. Cheques. Letras. Sistema de Débitos Diretos.
O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais. Legislação. Cálculos de juros. Como diminuir o risco de crédito. Como analisar o Risco de Crédito dum cliente. Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos. As garantias. O factoring sem recurso. Os Seguros de crédito
Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças




A avaliação da ação contempla:
Avaliação formativa, contínua (que assenta na observação de comportamentos e na aquisição conhecimentos.
Avaliação de reação/qualidade da formação:
-avaliação da ação pelos formandos;
-avaliação da ação pelo formador;
Avaliação de impacto na empresa (inquérito enviado posteriormente, 3 a 4 meses após o términus da formação e direcionado à chefia direta do formando).


Para efeitos de certificação, são considerados com aproveitamento os formandos que cumpram cumulativamente, 90% de assiduidade da formação e o critério da Avaliação da Ação.


 

Partilhar