Descrição
A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos muito elevados. De acordo com os indicadores de acidentes de trabalho, as quedas em altura, representam uma taxa muito elevada de sinistros com consequências graves e, por vezes, irreversíveis para os sinistrados.
O curso de Segurança nos Trabalhos em Altura – Plataformas Elevatórias surge, portanto, como resposta a essa fragilidade, bem como para colmatar o dever de as empresas prestarem aos seus colaboradores e seus representantes formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8, 36 e 40 da Lei nº50/2005 de 25 de fevereiro.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
– Dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita ao manuseamento de plataformas elevatórias e respetivas medidas de proteção nos trabalhos em altura.
I. Segurança e Saúde no Trabalho
1.1. Enquadramento Legal, Normativo e Marcação CE;
1.2. Classificação de Perigos;
1.3. Sinalética de Segurança;
1.4. Identificação, Seleção e Manutenção de EPI’s e EPC’s Anti-Queda;
1.5. EPI’s e EPC’s: Linhas de Vida Verticais e Horizontais.
II. Trabalhos em Altura
2.1. Fatores de risco de acidentes em trabalhos em altura;
2.2. Procedimentos de Segurança em: Plataformas de Trabalho, Escadas e Telhados;
2.3. Análise da Lista de Verificação de Segurança em Trabalhos em Altura.
III. Manuseamento de Plataformas Elevatórias
3.1. Caraterísticas das Plataformas Elevatórias;
3.2. Riscos mais frequentes no manuseamento de Plataformas Elevatórias;
3.3. Medidas de prevenção no manuseamento de Plataformas Elevatórias.
IV. Operação de Plataformas Elevatórias (prática)
4.1. Aplicação dos procedimentos de segurança dos Trabalhos em Altura nas Plataformas Elevatórias
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é
realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
APROVEITAMENTO:
Considera-se que o formando obteve aproveitamento quando apresenta uma avaliação final igual ou superior a 10 valores.
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.