Descrição
A promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto de trabalho tem sido progressivamente apontada como incontornável num contexto de mercado globalizado e competitivo e no qual apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar. Com efeito, vários dados demonstram que as empresas que promovem e salvaguardam a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores encontram-se entre as mais sustentáveis e competitivas. Torna-se fundamental atender adequadamente às questões relacionadas com a doença mental dos trabalhadores no sentido de desenvolver estratégias individuais e coletivas que garantam o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento das organizações.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Adquirir conhecimentos acerca das medidas de prevenção e promoção da saúde mental em contexto de trabalho, nomeadamente:
– Distinguir as diferentes tipologias e eficácia das intervenções no âmbito da saúde mental;
– Identificar e analisar medidas de prevenção e promoção da saúde e do bem-estar mental aos níveis organizacional e individual;
– Enumerar e especificar as obrigações dos empregadores e papel dos trabalhadores na prevenção da saúde e do bem-estar mental.
Definição e Contextualização da Saúde Mental
– Definição dos conceitos de saúde e bem-estar mental
– Riscos para a saúde e impacto no bem-estar mental
– Saúde mental no local de trabalho
Medidas de Prevenção e Promoção da Saúde Mental
– Medidas de prevenção e promoção da saúde mental ao nível organizacional
– Medidas de prevenção e promoção da saúde mental a nível individual
Orientações Intervenientes na Promoção e Prevenção da Saúde Mental
– Obrigações dos empregadores e papel dos trabalhadores nas orientações e prevenção da saúde e bem-estar mental
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Avaliação Diagnóstica: aferir as competências já adquiridas dos(as) formandos(as).
Avaliação Contínua: acompanhamento do progresso da aprendizagem dos(as) formandos(as).
Avaliação Sumativa: aferição dos conhecimentos e competências adquiridas pelos(as) formandos(as) através da realização de trabalhos ou testes.
Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.