Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O objetivo geral do Francês nível B.2.1 é que os alunos considerem:
– Compreender exposições longas e palestras e até seguir partes mais complexas da argumentação, desde que o tema seja relativamente familiar.
– Compreender a maior parte dos noticiários e outros programas informativos na televisão.
– Compreender a maior parte dos filmes, desde que seja utilizada a língua padrão.
– Ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adoptam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares.
– Compreender textos literários contemporâneos em prosa
A seleção e organização dos conteúdos programáticos para este nível (B.2.1.) segue as orientações metodológicas dispostas no Quadro Europeu comum de referência para as Línguas (QECRL)
Este curso visa a construção de competência plurilingue e pluricultural. Serão mobilizados recursos linguísticos e
paralinguísticos na interação verbal, na receção e na produção de textos orais e escritos, tendo em vista desempenhos adequados às situações de comunicação. Pretendem serem desenvolvidas competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas.
Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa.
O vocabulário e a morfossintaxe necessários para construção de enunciados correspondentes aos atos de fala, domínios e temas de comunicação negociados no início da unidade curricular entre o docente e os estudantes.
Algumas características sociais e culturais da França atual serão sempre veiculadas nos textos e documentos trabalhados.
LINGUÍSTICA TEXTUAL
A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B2. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares).
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.
CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: 1 Prova final (escrita e oral), este teste final será feito de acordo com as normas do Quadro Europeu Comum de Referência.
Certificado de avaliação