Descrição
Empregados com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de competências especificas em segurança e prevenção de acidentes em crianças e jovens.
Acidentes mais graves e mais frequentes
Tipo de acidentes
Locais e condições de ocorrência
Produtos, artigos e equipamentos envolvidos
Causas dos acidentes
Características dos espaços, produtos e equipamentos
Comportamentos dos adultos
Desenvolvimento da criança e do jovem e a sua relação com a ocorrência de acidentes
Medidas de prevenção dos acidentes
Comportamento dos adultos
Adaptação do ambiente e organização do espaço
Seleção e organização das atividades
Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
Utilização de equipamentos de proteção
Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem
Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
No transporte no automóvel, mota, bicicleta e a pé
No transporte coletivo de crianças
Na escolha e utilização de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
Nos estabelecimentos educativos
Nos espaços de jogo e recreio (ex: parques infantis) e outros espaços e atividades ao ar livre
Nas atividades desportivas e de lazer
Nas visitas de estudo, idas à praia e outras atividades fora da escola
Na escolha e utilização de equipamentos de proteção pessoal
Primeiros socorros com crianças e jovens
Noção de urgência e emergência médica
Guias de atuação perante uma emergência
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Os (as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:
– Avaliação formativa (40%):
– Participação
– Trabalhos/exercícios
– Comportamento
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.