Descrição
Empregados com escolaridade igual ou superior ao 9º ano e desempregados com idade igual ou superior ao 12º ano.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de competências especificas em ideias e oportunidades de negócio.
– Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio (6 horas)
o Noção de negócio sustentável
o Identificação e satisfação das necessidades
– Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
– Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
– Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio (6 horas)
o Conceito básico de negócio
– Como resposta às necessidades da sociedade
o Das oportunidades às ideias de negócio
– Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
– Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
– Descrição de uma ideia de negócio
o Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
– Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado (8 horas)
o Formas de recolha de informação
– Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
– Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
o Tipo de informação a recolher
– O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
– Os produtos ou serviços
– O local, as instalações e os equipamentos
– A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
– Os meios de promoção e os clientes
– O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
– Análise de experiências de criação de negócios (7 horas)
o Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
– Por setor de atividade/mercado
– Por negócio
o Modelos de negócio
– Benchmarking
– Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
– Parceria de outsourcing
– Franchising
– Estruturação de raiz
– Outras modalidades
– Definição do negócio e do target (4 horas)
o Definição sumária do negócio
o Descrição sumária das atividades
o Target a atingir
– Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios (4 horas)
o Meios e recursos de apoio à criação de negócios
o Serviços e apoios públicos – programas e medidas
o Banca, apoios privados e capitais próprios
o Parcerias
– Desenvolvimento e validação da ideia de negócio (6 horas)
o Análise do negócio a criar e sua validação prévia
o Análise crítica do mercado
– Estudos de mercado
– Segmentação de mercado
o Análise crítica do negócio e/ou produto
– Vantagens e desvantagens
– Mercado e concorrência
– Potencial de desenvolvimento
– Instalação de arranque
o Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
– Tipos de negócio (4 horas)
o Natureza e constituição jurídica do negócio
– Atividade liberal
– Empresário em nome individual
– Sociedade por quotas
– Contacto com entidades e recolha de informação no terreno (5 horas)
o Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
o Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Os(as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:
– Avaliação formativa (40%):
– Participação
– Comportamento
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.