Cyberbullying

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Descrição

Com a evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação, assistimos a um crescendo em atos de violência no contexto virtual. O Cyberbullying é um fenómeno recente, de assédio e perseguição constante, com recurso às novas tecnologias, com destaque para a Internet. Através desta forma de violência virtual, as práticas ocorrem por meios tecnológicos e podem acontecer em qualquer momento, a qualquer hora e com qualquer pessoa.
Com este curso pretende-se promover o desenvolvimento de competências específicas para capacitar os formandos a prevenir e intervir, de modo mais eficiente, face a situações potenciadoras de fenómenos como o Cyberbullying.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Adquirir conhecimentos teóricos e competências práticas que permitam prevenir, identificar e intervir face ao Cyberbullying.


Módulo I – Do Bullying ao Cyberbullying
Origens do Cyberbullying
Teorias sobre a Agressão
Semelhanças e Diferenças entre Bullying e Cyberbullying

Módulo II – Enquadramento Conceptual
Definição de Cyberbullying
Características Específicas
Razões para o aparecimento do Cyberbullying
Os Meios Utilizados
Tipos de Cyberbullying
Atores do Cyberbullying
Comportamentos Associados ao Cyberbullying
Fatores Protetores e de Risco
Prevalência do Cyberbullying
Enquadramento Legal do Cyberbullying

Módulo III – Consequências do Cyberbullying
Consequências Gerais
Consequências para a Vítima
Consequências para o Agressor

Módulo IV – Prevenção do Cyberbullying
Estratégias de Prevenção em Contexto Escolar
Estratégias de Prevenção em Contexto Familiar
Estratégias de Prevenção com as Vítimas



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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