Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração

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Descrição

As terapias de 3.ª Geração são caracterizadas da seguinte maneira: «enraizada numa abordagem empírica e focada e princípios, a 3ª onda de terapias cognitivo-comportamentais é particularmente sensível ao contexto e às funções dos fenómenos psicológicos, não somente nas suas formas, e assim tende a enfatizar estratégias de mudança contextuais e experienciais em adição às estratégias mais diretas e didáticas. Estes amplos, flexíveis e efetivos acima de uma abordagem eliminativa de problemas estritamente definidos, e a enfatizar a relevância dos problemas tanto para os clientes como para os clínicos» (Hayes, 2004, p. 658).
De uma maneira gradual, a 3.ª Geração de Intervenções Cognitivo-Comportamentais foi emergindo dentro do escopo comportamental e cognitivo, encontrando uma forma de abordar algumas áreas problemáticas.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos para a análise e aplicação da 3.ª Geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Fundamentos Históricos, Teóricos e Epistemológicos das três gerações de TCC

Módulo II – O Mindfulness
Definição de Mindfulness
Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT)
Aplicações Clínicas

Módulo III – Terapia da Aceitação e do Compromisso (ACT)
O que é a ACT?
Teoria das Molduras Relacionais
Aplicabilidades da ACT
O Modelo Matriz de Flexibilidade Psicológica

Módulo IV – Terapia Focada na Compaixão (TFC)
Teoria das Mentalidades Sociais
Treino da Mente Compassiva
Aplicação da Compaixão

Módulo V – Ativação Comportamental (AC)
Conceptualização Teórica e Clínica
Evitamento Experiencial e Psicopatologia
Intervenção na AC

Módulo VI – Terapia Comportamental Dialética (TCD)
Princípios e Bases do Tratamento
Estrutura e Estratégias de Tratamento



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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