Descrição
Um dos grandes desafios colocados às entidades do Terceiro Setor é o de que, para além de conseguirem acompanhar a mudança da sociedade, satisfaçam ainda as exigências dos seus clientes. Como tal, impõe-se que estas entidades promovam serviços de qualidade ajustados às necessidades sociais e que assegurem a melhoria contínua, através da certificação. A certificação da qualidade em entidades do Terceiro Setor implica a qualificação da organização, através da congruência com os requisitos definidos pelo referencial utilizado. Este processo deve ser encarado por estas entidades, como um investimento no seu desenvolvimento organizacional e na promoção de respostas sociais adequadas às necessidades e expetativas dos seus clientes (REAPN, 2014).
Este curso pretende que os formandos adquiram as competências necessárias para implementar um sistema de gestão da qualidade numa IPSS, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
• Conhecimentos e estratégias de implementação da Gestão da Qualidade;
• Compreender os conceitos básicos da Gestão de Qualidade;
• Intervir diretamente nas organizações do 3º Setor usando práticas de gestão organizacional eficazes;
• Reforçar e aperfeiçoar a qualidade de desempenho deste tipo de organizações;
• Facultar mais-valias profissionais que habilitem ao bom desempenho de funções em organizações do 3º Setor;
• Produzir e fortalecer competências e estratégias de gestão e marketing no 3º Setor.
Módulo I
Organização Social/Entidades Lucrativas e não Lucrativas
Terceiro Setor – Caraterização e Evolução
Módulo II
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
Enquadramento Legal
Processo de Gestão de uma IPSS
Módulo III
Gestão estratégica de uma IPSS
A Comunicação
O empreendedorismo
O Marketing Social
Cooperação/Parceria e Comunidades de Prática
Módulo IV
Sustentabilidade das Organizações Sociais
Estratégias na Organização
Gestão de IPSS’S – Processos de Mudança
Módulo V
Conceito de Qualidade
Qualidade e a sua evolução
Princípios de Qualidade nas Organizações Sociais
Princípios da Gestão da Qualidade Total
Módulo VI
As normas ISO 9000
A norma NP EN ISO 9001:2015
Ciclo de Demming: Metodologia PDCA
Módulo VII
Motivos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas IPSS´s
Impactos da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas IPSS´s
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.