Alimentação na Terceira Idade

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Descrição

Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população idosa, torna-se fundamental planear e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Entre as ações, estão as medidas relacionadas a uma alimentação saudável, que devem fazer parte das orientações trabalhadas pelos profissionais de saúde à pessoa idosa e sua família.
Uma alimentação saudável deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, variada, referenciada pela cultura alimentar, harmonia em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.
É importante que os profissional de saúde estejam atentos ao contexto das mudanças que ocorrem no corpo com o avanço da idade e no ambiente em que os idosos vivem, seja ele doméstico ou institucional, mudanças essas que podem ter implicações no processo de compra, preparo, consumo e aproveitamento dos alimentos pelo organismo.
A atenção integrada e humanizada é realizada com base na família, capaz de trazer a pessoa idosa para o centro dos cuidados da equipa de saúde, deve ser o diferencial do trabalho da equipa na consecução das ações de promoção da saúde e da qualidade de vida, tendo a alimentação e a nutrição como pilares fundamentais para tal.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos sobre a alimentação e vias de alimentação do idoso.


Módulo I – Alimentação Saudável: seus nutrientes e funções
Termos e Conceitos
Princípios da Alimentação Saudável
Dez Mandamentos de uma Alimentação Saudável
Alguns Conselhos Práticos

Módulo II – Características Fisiológicas do Processo de Envelhecimento
Conceito de Envelhecimento
Causas do Envelhecimento
Mudanças Ocorridas no Processo de Envelhecimento
Características Fisiológicos do processo de Envelhecimento

Módulo III – Problemas Nutricionais no Idoso e respetiva Dieta
Causas dos problemas nutricionais dos idosos
Consequências dos problemas nutricionais dos idosos
Alterações fisiológicas do envelhecimento
Estratégias de terapia nutricional na desnutrição do idoso

Módulo IV – Serviços de Alimentação em Instituições de Terceira Idade
Gestão de Serviços
Outsourcing
Serviço de Refeições e Alimentação



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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