Especialização Avançada em Educação e Formação de Adultos

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Descrição

Os cursos de Educação e Formação de Adultos têm como principal objetivo, elevar as qualificações dos adultos com vista a uma inserção ou progressão no mercado de trabalho.
Os cursos EFA organizam-se numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Para Tavares, et. al. (2007) a aprendizagem “é um processo que requer atenção e reflexão por parte do adulto relativamente a uma experiência determinada e que conduz a uma transformação nesse adulto, em relação aos seus comportamentos, atitudes, aptidões ou ainda em relação aos seus conhecimentos ou às suas próprias convicções”
Com a Especialização Avançada em Educação e Formação de Adultos, pretende-se dotar formandos com competências para intervir no processo de educação e formação de adultos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da Especialização Avançada, os formandos deverão ser capazes de planear, desenvolver e avaliar atividades educativas específicas para pessoas adultas, bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências, ajudando a tornar bem-sucedidas as suas transições e mudanças ao longo da vida.


Módulo I – Aprendizagem e Educação de Adultos

Perspetivas Teóricas em Educação de Adultos
História da Educação e Formação de Adultos
Principais Correntes Teóricas na Educação de Adultos

Políticas e Práticas de Educação de Adultos
Principais Períodos Históricos da Educação de Adultos em Portugal

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Desenvolvimento Humano
Aprendizagem

Módulo II – Centros Qualifica

Programa Qualifica
Objetivos
Metas

Centros Qualifica
Serviços prestados
Destinatários
Etapas de Intervenção
Profissionais dos Centros Qualifica
Processos de RVCC

Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Organização
Objetivos

Sistema Nacional de Qualificações (SNQ)
Conselhos Setoriais para a Qualificação
Quadro Nacional de Qualificações
Catálogo Nacional de Qualificações
Referenciais de Formação
Unidades de Formação
Diploma de Qualificação
Caderneta Individual de Competências/Passaporte Qualifica
Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais

Módulo III – Cursos de Educação e Formação de Adultos

Princípios Orientadores dos Cursos EFA
Abertura e Flexibilidade
Pluralidade e Diversidade
Integração e Contextualização
Aprendizagem por Atividades Integradoras
Avaliação Formativa

Destinatários dos Cursos EFA

Objetivo dos Cursos EFA

Organização e Desenvolvimento de Cursos EFA
Autorização de funcionamento
Constituição dos grupos de formação
Duração da Formação e Horário
Gestão do Percurso Formativo
Contrato de Formação e Assiduidade

Equipa Técnico-Pedagógica
Mediador Pessoal e Social
Formadores

Cursos EFA de Nível Básico e de Dupla Certificação
Referencial de Competências-Chave
Plano Curricular

Cursos EFA de Nível Secundário de Educação e de Dupla Certificação
Modelo de formação
Referencial de Competências-Chave
Plano curricular dos Cursos EFA de Nível Secundário de Educação e de Dupla Certificação
Plano Curricular dos Cursos EFA de Nível Secundário e de Habilitação Escolar

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Avaliação e Certificação

Prosseguimento de Estudos

Módulo IV – Mediador de Cursos EFA

Princípios Gerais Aplicáveis à Mediação
Princípio da Voluntariedade
Princípio da Confidencialidade
Princípio da Igualdade e da Imparcialidade
Princípio da Independência
Princípio da Competência e da Responsabilidade

Modelos Teórico-Práticos de Mediação
Modelo de Harward
Modelo Circular-narrativo
Modelo Dialógico/Transformativo

O Mediador na Educação e Formação de Adultos

Competências do Mediador
Competências Pessoais e Sociais
Competências Profissionais

Funções do Mediador EFA
Intervenção no Processo de Recrutamento e Seleção dos Formandos
Coordenação das Metodologias de Trabalho da Equipa Pedagógica
Contribuição na Organização e Gestão Técnico-Pedagógica dos Cursos
Acompanhamento e Orientação Pessoal, Social e Pedagógica dos Formandos
Organização do Dossier Técnico-Pedagógico
Elaboração do Relatório Anual

Estratégias e Técnicas do Mediador

Orientações para a Prática
Elaboração de um Desenho Curricular
Organização do Módulo Aprender com Autonomia
Organização da Área de Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Módulo V – Andragogia vs. Pedagogia

Pedagogia
Princípios da Pedagogia

Andragogia
Princípios da Andragogia
Principais Teóricos

Pedagogia vs. Andragogia

Métodos Pedagógicos
Escolha do Método
Método Expositivo
Método Interrogativo
Método Demonstrativo
Método Ativo

Motivação dos Alunos

Didática e Tecnologia
Utilização das TICs como Recursos Pedagógico na Formação de Adulto
Ferramentas para Apresentação Multimédia
Apresentações Eficazes
Apresentação Multimédia de Sucesso

Módulo VI – Recursos Tecnológicos Educativos na Formação de Adultos
Recursos Tecnológicos
A Influência das novas TIC no Contexto Educativo
Integração das novas TIC no Processo de Ensino-Aprendizagem
O uso do Computador na Educação
Vantagens de utilizar Recursos Tecnológicos Educativos
Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e os seus procedimentos

Módulo VII – Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico versus Senso Comum
Tipos de Metodologias
Processo de Investigação
Instrumentos
Publicação/Divulgação dos Resultados

Módulo VIII – Projeto Final de Especialização Avançada
Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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