Técnico de Ação Educativa

Webstudy

REF: 11933 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

“Na prática, a auto-compreensão da criança desenvolve-se com a colaboração de outras pessoas. O que é ao fim e ao cabo a identidade da criança? (…) Por vezes a criança possui uma melhor compreensão de si do que o adulto; outras vezes é o adulto quem tem uma compreensão mais adequada. O objetivo é colaborar com a criança de modo a que o desenvolvimento da sua identidade seja valorizado e realístico.”
Nancy Curry e Carl Johnson, 1990

Cada vez mais, os cuidados dirigidos a crianças tornam-se essenciais na sociedade assumindo um papel social de relevo para que o seu desenvolvimento holístico seja potenciado. Assim, surgem novas necessidades, aumentando desta forma a procura de serviços nesta área.
Com as exigências da nossa sociedade, a formação profissional é um valor crucial e imperativo para que os profissionais detenham as competências fundamentais nesta área de atividade onde a componente relacional é um elemento capital.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Aplicar técnicas pedagógicas no acompanhamento de crianças.
• Planificar, desenvolver e acompanhar atividades pedagógicas em creches, jardins-de-infância, CATL´s, colégios.
• Conhecer e aplicar técnicas das diferentes expressões (plástica, musical, motora e dramática).
• Aplicar técnicas de primeiros socorros e prevenção de doenças e acidentes na infância.
• Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício da profissão como técnico de ação educativa.
• Planificar, desenvolver e acompanhar atividades pedagógicas com crianças com necessidades específicas.


Módulo I – Psicologia e Desenvolvimento Infantil
Principais Etapas do Desenvolvimento Infantil
Modelos Psicológicos do Desenvolvimento

Módulo II – Educação Inclusiva
Refletindo sobre Educação
Conceito de Educação
História da Educação Especial
Normalização e Integração
Decreto-Lei N.º 319/91
Declaração de Salamanca
Decreto-Lei N.º 3/2008
Inclusão
Decreto-Lei N.º 54/2018
Perturbações Frequentes

Módulo III – Espaços, Materiais e Equipamentos: creches e jardins-de-infância
Compartimentos e Espaços em Creche e Jardim-de-Infância
Organização dos Espaços e Materiais na Creche
Organização do Espaço e dos Materiais no Jardim de Infância

Módulo IV – Técnicas Pedagógicas no Acompanhamento de Crianças
Creches
. Objetivos
. Organização do espaço físico e do material
. Atividades e rotinas
. Relações educador/assistente de ação educativa/criança/pais
. Funcionamento e aspetos organizativos
Jardins de Infância
. Objetivos
. Organização do espaço físico e do material
. Atividades e rotinas
. Relações educador/assistente de ação educativa/criança/pais
. Funcionamento e aspetos organizativos
Criança e Creche
. A importância da afetividade na creche
. Importância das rotinas na vida do bebé
. Adaptação da criança e da família à creche
. Recepção da criança
Criança e Jardim de Infância
. Processo de adaptação da criança ao jardim de infância
. Observação da criança no jardim de infância
. Relação da criança com o educador de infância
. Relação educador de infância/criança/família

Módulo V – Técnicas e Metodologias de Animação
Perfil do Animador
A Animação como Função Educativa
Tipos de Animação
Animação Individual e Animação em Grupo
Estratégias de Animação de Grupos
Modalidades de Animação
Animação através do Brinquedo
Metodologias e Técnicas de Animação
Planificação da Animação

Módulo VI – Planificação de Atividades Pedagógicas do Quotidiano da Criança
Trabalho de Equipa
CATL
Observação e Conhecimento Individualizado da Criança
Acompanhamento de Crianças no Exterior
Acompanhamento de Crianças à Praia e/ou Saídas
Participação na Promoção de Festas

Módulo VII – Expressão Motora e Musical
Expressão Motora
. Corpo
. A Consciência do Corpo
. O Esquema Corporal
. Eixos e Coordenadas do Movimento
. Movimento
. Objetivos Gerais da Expressão Motora
. Atividades
Expressão Musical
. Importância da Expressão Musical no Desenvolvimento da Criança
. Evolução Musical da criança
. Elementos Básicos da Música
. Linguagem Musical
. Instrumentos Musicais
. Técnicas de Utilização dos Instrumentos Musicais
. Construção de Instrumentos Musicais
. Trabalho Musical em Grupo
. Som e as suas características
. Atividades de Canto e Movimento
. Atividades Rítmicas
. Registos de Ritmos e Sons

Módulo VIII – Expressão Plástica e Dramática
Expressão Plástica
. Definição
. Importância no Desenvolvimento da Criança
. Organização de Espaços, Tempos e Materiais
. Intervenção do Animador
. Expressão Livre
. Criatividade
Expressão Dramática
. Expressão Dramática e Desenvolvimento Pessoal
. Jogo Dramático
. Atividades
. Expressão Dramática e o Desenvolvimento Integral da Criança
. Expressão Dramática e a Função Simbólica
. Expressão Corporal
Expressão Vocal e Verbal

Módulo IX – Choro e Comportamento dos Bebés e Crianças
Entender o Choro do Bebé
Algumas Dicas
Diferenciação do Choro
Motivos do Choro
Choro Excessivo
Razões para atender ao Choro
Conclusões e Implicações acerca do Choro
Birras
Fazer Manha para Comer
Medo de Dormir Sozinho
Responder os Pais
Não Emprestar os Brinquedos
Mexer em Tudo na Casa de Amigos
Crianças que Perdem o Fôlego
Regresso às Aulas sem Choro nem Trauma
Hora de Procurar Ajuda

Módulo X – Nutrição Infantil: planificar e orientar as refeições das crianças
Nutrição
Alimentação Equilibrada
Constituição dos Alimentos
Macronutrientes
Micronutrientes
Distribuição Calórica Aconselhável por Cinco Refeições Diárias
Funções da Alimentação
Roda dos Alimentos
Grupos dos Alimentos
Distribuição das Refeições
Preparação e Manipulação de Alimentos
Educação Alimentar
Alimentação Saudável em Idades Pediátricas
Distúrbios Alimentares na Infância

Módulo XI – Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na Infância
Controlo Emocional
Medicação
Caixa de Primeiros Socorros
Formas de Atuação em Situações de Emergência
Recurso aos Serviços de Urgência
Acompanhamento aos Serviços de Urgência

Módulo XII – Técnicas de Procura de Emprego
Fatores Importantes na Procura de Emprego
Técnicas de Procura de Emprego
Sites Úteis
Sites de Bolsas de Emprego



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar