Descrição
O envelhecimento é um fenómeno que ocorre a vários níveis e varia de pessoa para pessoa. Do ponto de vista biológico, o envelhecimento é um fenómeno natural, universal e necessário. No entanto, não se pode reduzir o processo através do qual a pessoa envelhece à sua vertente biológica, como um facto programado de forma rígida e uniforme para todos os indivíduos.
Cada indivíduo envelhece de forma homogénea, podendo este ter um envelhecimento dito normal ou um envelhecimento patológico.
A saúde mental na terceira idade é algo que preocupa a sociedade que ainda hoje efetua estudos sobre essa problemática tendo em vista estabelecer limites entre o estado normal e a presença de alterações mentais e intelectuais da pessoa idosa, que por vezes é de difícil distinção.
Com este curso pretende-se desenvolver conhecimentos, atitudes e competências adequadas e necessárias à prática profissional com idosos, tendo em vista a promoção da saúde mental e a intervenção eficaz em situações de doença.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Desenvolver conhecimentos, atitudes e competências adequadas e necessárias à prática profissional com idosos, tendo em vista a promoção da saúde mental e a intervenção eficaz em situações de doença.
Módulo I – Saúde Mental e Envelhecimento
Definição de Gerontologia
Perspetiva Histórica da Gerontologia
Envelhecimento Demográfico
O Processo de Envelhecimento
Teorias do Envelhecimento
Alterações Associadas ao Envelhecimento
Determinantes do Envelhecimento Ativo
Envelhecimento e a sua Influência na Saúde Mental
Módulo II – Envelhecimento do Sistema Nervoso
Considerações Básicas Neuroanatómicas e Funcionais
Principais Repercussões do Envelhecimento Cerebral
Envelhecimento e Neurodegeneração
Módulo III – Psicopatologia do Idoso
Definição de Psicopatologia
Psicopatologia na Terceira Idade
Perturbações Psicopatológicas na Terceira Idade
Módulo IV – Avaliação Psicogeriátrica
Necessidades da Pessoa Idosa
. Avaliação de Necessidades
. Plano Individual
. Planos Gerontológicos
Avaliação Gerontológica Multidimensional
. Avaliação da Capacidade Funcional do Idoso
. Avaliação dos Recursos Comunitários e Utilização de Serviços
Módulo V – Intervenção e Reabilitação com Idosos
Intervenção Psicoterapêutica com Pessoas Idosas
. Intervenção no Luto
. Intervenção na Depressão
. Intervenção na Demência
. Intervenção no Abuso e Maus-Tratos
. Terapia de Grupo na Idade Adulta Avançada
Reabilitação Cognitiva
Reabilitação Funcional
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.