Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Identificar e aplicar estratégias que permitam melhorar a interação com portadores de doenças neurodegenerativas
Existem várias problemáticas que produzem sintomas semelhantes à Demência.
São exemplo certas carências vitamínicas e hormonais, doenças mentais como a depressão, sobredosagem (ou incompatibilidades) medicamentosas, infecções, tumores cerebrais, entre outros.
Demência é assim uma designação utilizada para descrever sintomas correspondentes a um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento do indivíduo. É um termo abrangente que descreve sintomas como são exemplo a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alteração das reações emocionais (ditas) normais.
Compreender as suas particularidades e conseguir identificar os mais comuns estados demenciais é a premissa essencial desta ação, com foco na melhoria do apoio ao seu portador pelos técnicos envolvidos nas instituições.
Módulo 1: A Psicopatologia no Idoso
Capacitar o formando para uma consciencialização das particularidades associadas ao envelhecimento com foco nas psicopatologias, com o objectivo da sua distinção dos estados demenciais
Módulo 2: Técnicas de Comunicação no Apoio ao Idoso
Preparar formando para a comunicação eficaz numa população cuja prevalência de doenças é elevada, com défices cognitivos em várias áreas.
Módulo 3: As Demências – Diagnóstico e Intervenção
Preparar o formando para a diferenciação dos diferentes tipos de sintomas demenciais e para a criação de estratégias que promovam uma melhoria da qualidade de vida do seu portador
Total: 12 horas
certificado de participação