Como Usar a Gamification para Aumentar a Performance

Lumo

REF: 19993 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Localidade




Data Início
05/09/2022




Data Fim
26/10/2022




Cronograma




Observações




Inscreva-se



A gamificação ou gamification é a prática de implementar elementos lúdicos dos games nas rotinas operacionais corporativas, como também nas de aprendizagem para que haja engagement, motivar comportamentos e facilitar a aprendizagem de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis. Ela também se baseia no game thinking, conceito que abrange a integração da gamification com outros saberes do meio corporativo e design. A utilização desta ferramenta não é nova, no entanto, devido à transformação digital e a pandemia, tem sido muito aplicada no ambiente organizacional, educacional e implementada em qualquer contexto operacional. As possibilidades são infinitas e a gamification é um recurso extremamente rico para impulsionar o engagement de colaboradores, alunos, clientes e é o que vamos ensinar neste curso: como usar a gamification para aumentar a performace!
Propomos um curso onde a gamification pode ser aplicada por profissionais e gestores que desejam aumentar o nível de engagement de pessoas e motivar alunos e colaboradores. Explora estratégias para o desenvolvimento de habilidades e competências, orientado a quem deseja elaborar projetos baseados em conceitos oriundos de jogos. No atual momento, revela seu grandioso contributo no aumento do comprometimento dos colaboradores em geral, na motivação, inovação e desenvolvimento de produtos e serviços.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Possibilitar a aquisição de conhecimentos teóricos fundamentais dos jogos, suas práticas na área da gamification utilizando ideias de jogos para criação. Estimulando de forma inovadora o interesse e a motivação das pessoas, para realizarem tarefas que trarão benefícios concretos para suas vidas, tanto pessoais como profissionais e para as organizações.


MÓDULO 1
1. [aula online 01] O que é jogo? Os 4 pilares dos jogos. 1h30min
2. [aula online 02] Ferramenta Extrator de Jogos. 1h30min
3. [avaliação formativa – assíncrona] Extrair e registar 3 jogos de entretenimento (desporto, tabuleiro e cartas) 1h30min
4. [aula online 03] O que é gamification? As ideias de jogos. 1h30min
5. [aula online 04] Ferramenta Ponte Gamificada. 1h30min
6. [avaliação formativa – assíncrona] Escolher um problema e um objetivo para o
mini-projeto. 1h30min
7. [tutoria online] Os participantes podem tirar suas dúvidas sobre as aulas e tarefas com a tutora do curso através da plataforma. 2h
8. [online] Encontro de estudo de caso com participação de especialista externo 1h

MÓDULO 2
1. [aula online 05] Triângulo da Gamification (jogos, jogadores, gamificadores). 1h30min
2. [aula online 06] Competição X Cooperação? Quando usar cada uma? 1h30min
3. [avaliação formativa – assíncrona] Identificar no seu mini-projeto os elementos do triângulo e definir se será competitivo ou cooperativo. 1h30min
4. [aula online 07] Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca. 1h30min
5. [aula online 08] Protótipo e Playteste 1h30min
6. [avaliação final – online síncrona] Apresentação dos mini-projetos de
Gamification. 2h30min
7. [tutoria online] Os participantes podem tirar suas dúvidas sobre as aulas e tarefas com a tutora do curso através da plataforma. 2h
8. [online] Encontro de estudo de caso com participação de especialista externo 1h



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


A avaliação dos formandos assentará nos vários momentos:
– Avaliação diagnóstica por forma a aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos relativamente aos conteúdos da formação (pesquisa de Marco Zero enviada por email antes da primeira aula).
– Avaliação formativa: decorrerá durante a formação a cada dois encontros: Presença de, no mínimo, 80% das aulas (15%); Participação nos trabalhos em grupo durante as aulas (15%) e Entrega das Tarefas semanais em dia (20%).
– Avaliação final: No final do curso, os formandos terão de apresentar e entregar um mini-projeto de gamification que demonstre o uso de todos os conteúdos abordados. Esta tarefa terá uma ponderação de 50% na nota final de cada formando.


No caso de aproveitamento, o formando terá direito a um certificado de Formação Profissional com a nota final obtida na ação de formação.


 

Partilhar

Também pode gostar…