Descrição
O curso de Segurança no Manuseamento do Empilhador Telescópico, Plataformas Elevatórias, Camião-Grua e Grua Automontante surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus colaboradores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8º do Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro, assim como no art.º 32º (ponto 1), onde consta que os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada e em segurança do Empilhador Telescópico, Plataformas Elevatórias, Camião-Grua e Grua Automontante.
I. Higiene e Segurança no Trabalho
1.1. Enquadramento legal
1.2. Acidentes de trabalho
1.3. Atuação em caso de emergência
1.4. Classificação de perigos
1.5. Sinalética de segurança
1.6. Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s
II. Segurança no Manuseamento do Empilhador Telescópico, Plataformas Elevatórias, Camião-Grua e Grua Automontante
Segurança no manuseamento do Empilhador Telescópico, Plataformas Elevatórias, Camião-Grua e Grua Automontante:
2.1. Definição e Caraterização
2.2. Tipos de Empilhadores
2.3. Riscos mais frequentes
2.4. Medidas de Prevenção
2.5. Regras de Segurança na manobra do Empilhador Telescópico, Plataformas Elevatórias, Camião-Grua e Grua Automontante
III. Operação/Manobra de Equipamentos (prática)
3.1. Empilhador Telescópico
3.2. Plataformas Elevatórias
3.3. Camião-Grua | Grua Automontante
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
APROVEITAMENTO:
– A classificação final seja igual ou superior a 10 valores (numa escala de avaliação de 0 a 20 valores);
– Avaliação igual ou superior a 10 valores nas duas componentes de avaliação – teórica (50%) e prática (50%).
– A frequência efetiva à formação tenha sido igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.
No caso destas condições não se verificarem cumulativamente será entregue uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, título que comprova que o formando frequentou a ação de formação.
CERTIFICAÇÃO:
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à classificação obtida na avaliação final da aprendizagem.